Resenha | A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf

Todas as pessoas herdam características de seus antepassados, mas será que o medo também pode ser transmitido por gerações? Esse é um dos temas abordados por Marcelo Maluf em seu romance de estreia, o ótimo A imensidão íntima dos carneiros.

Publicado em 2016, o livro mistura autoficção com realismo mágico, sendo o próprio Maluf um narrador-personagem. Na tentativa de compreender o medo constante que sente, ele se desloca pelo espaço-tempo e vai até o final da década de 1960 onde, invisível, encontra Assaad, o avô paterno que não chegou a conhecer.

O escritor paulista Marcelo Maluf. (Foto: Reprodução)

Assaad está escrevendo suas memórias e, através delas, Maluf descobre que a origem do seu medo está ligada a um fato violento e traumático ocorrido na infância do avô, quando Assaad ainda pastoreava carneiros nas montanhas do Líbano, antes de imigrar para o Brasil. O acontecimento foi mantido em segredo desde então.

“Aprendi que o medo nos preserva de viver e nos dá a morte em vida. O medo também nos torna cruéis e, escravos dele, podemos nos tornar assassinos. E é da morte que todos da nossa família têm medo desde sempre.”

Além de contar sua própria história, Marcelo Maluf “lê” as memórias do avô, que são apresentadas em primeira pessoa. Assim, Assaad se torna o segundo narrador do livro. A transição entre os narradores exige uma maior atenção do leitor, mas essa alternância de vozes é muito bem feita pelo autor.

As vidas de Marcelo e Assaad são apresentadas com uma aura mítica e repletas de acontecimentos fantásticos, como encontros com gênios que concedem desejos, carneiros falantes e pessoas que se transformam em animais. Esses elementos, somados às histórias que são contadas dentro de outras histórias, fazem lembrar de As mil e uma noites.

A imensidão íntima dos carneiros é um livro muito original, escrito com uma linguagem delicada e que narra uma belíssima, ainda que por vezes dolorosa, jornada de autoconhecimento e de encontro às raízes familiares.


A IMENSIDÃO ÍNTIMA DOS CARNEIROS
Autor: Marcelo Maluf
Editora: Reformatório
Páginas: 156
Onde comprar: Amazon


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s