Lista | 5 motivos pra não sentir culpa ao abandonar um livro

Ontem precisei tomar uma atitude que me deixou um pouco chateado, mas que foi necessária: abandonei um livro. Era uma obra que eu já tinha citado rapidamente aqui no blog, que é muito importante dentro do seu gênero e que acredito que vou gostar. Mas a leitura simplesmente não estava fluindo. Eu já tinha voltado ao início umas três vezes e li apenas 20 páginas em uma semana… Quis aproveitar o domingo para avançar na leitura, mas também não rolou. Nesses momentos, só temos uma coisa a fazer: colocar o livro de volta na estante até que a gente esteja no clima para lê-lo.

Não foi a primeira vez que larguei um livro no meio e, com certeza, não vai ser a última. Por isso, vou mostrar pra vocês porque essa não é uma decisão traumática:

1 – Você não vai perder seu tempo

Ficar se torturando com uma leitura que não sai do lugar, vai fazer com que você se sinta impaciente e frustrado. Ao invés de bancar o teimoso, existem tantas coisas que você poderia fazer: saia pra tomar sol, ligue para os amigos, maratone uma série na Netflix, vá lavar o carro… Qualquer coisa que você fizer será mais satisfatória e seu tempo será bem melhor aproveitado.

2 – Você pode ler um livro que realmente queira

Duvido que você tenha apenas esse livro na sua casa. Provavelmente, você possui vários outros que estão na lista “a serem lidos”. Pois é. Talvez não seja a hora de você ler um policial, mas sim um romance; talvez um drama não seja adequado para o momento e você deva apostar numa história de terror. Tenho certeza que uma rápida olhada pela sua estante vai te mostrar várias ótimas opções.

3 – Ao se forçar a ler, provavelmente você não vai gostar do livro

Se você for cabeça dura e ficar preso a uma leitura que não rende, muito provavelmente vai odiar o livro – independentemente se ele for bom ou ruim. Lembra quando você estava na escola e tinha que ler as obras que os professores mandavam? É quase a mesma coisa. São vários os casos de pessoas que conheceram Dom Casmurro no colegial e odiaram, mas, anos depois, leram o clássico de Machado de Assis por vontade própria e amaram o livro.

4 – Ler tem que ser divertido

Por mais sério ou pesado que seja o tema do livro que você tenha nas mãos, a leitura tem que ser uma experiência prazerosa, enriquecedora e, por que não, divertida. Aliás, esse é um dos principais cuidados que a gente que tem blog de literatura precisa tomar: não permitir que a leitura se torne apenas um dever burocrático. Afinal, a gente lê e escreve porque gosta, certo?

5 – Você pode voltar a ele mais tarde

Fala sério: a gente que é louco por livros não se desfaz de um volume com tanta facilidade, né? Normalmente, a gente doa ou troca as obras que a gente já leu e não gostou, ou aquelas que a gente já tentou ler várias vezes. Mas você não vai desistir na primeira tentativa, né? Melhor deixar o livro quietinho enfeitando a estante e voltar numa outra ocasião.

PS: nem adianta perguntar. Eu não vou contar qual foi o livro que eu abandonei, ok?

Imagens extraídas da internet.

15 comentários em “Lista | 5 motivos pra não sentir culpa ao abandonar um livro

  1. Adorei o post, eu realmente estava precisando ler isso pois já desisti de duas obras ‘conceituais” esse ano e estava sentindo uma culpa imensa haha. Gostei bastante do blog.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito legal o post. Esses dias estava conversando com uma amiga justamente sobre isso. Ela estava desanimada com um livro, e por isso achou que não conseguia mais ler. Sugeri que ela buscasse por algo que nesse momento fosse mais empolgante, e depois retornasse a esse, quando estivesse mais de boa. Muitas vezes a gente não está em um momento oportuna para determinados livros, o conteúdo também tem que andar de acordo com nosso estado de espírito.
    Adorei tudo!

    http://luardelivros.blogspot.com/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Exatamente, Rê!

      Tem hora que determinadas leituras simplesmente não rolam… Melhor deixá-las pra depois e seguir em frente para o próximo livro.

      Obrigado pelo comentário! 🙂

      Curtir

  3. Adorei as dicas. Eu sempre lamento se abandono um livro, mesmo sabendo que posso pegar ele depois. Uma coisa que aprendi depois que comecei a fazer resenhas pro blog é que cada livro tem seu tempo. Alguns vou devorar em horas e poucos dias, alguns vão se estender até por meses. Mas daí eu pego o que estou com vontade de ler, porque leio vários ao mesmo tempo, então, acabo não me sentindo culpada por estar demorando com aquele livro ‘x’, porque vou pegar e ler quando estiver ‘na vibe’ eheheh
    Meu coração doeu com o livro sendo atirado pela janela no gif 3 (como doeu quando vi o filem tbm… kkkk).
    xoxo

    Curtido por 1 pessoa

  4. realmente, ler um livro forçadamente é muito ruim, mas sempre dá uma culpa, eu vou tentar ler os quatro livros parados na minha estante porém em um ritmo um pouco menor já que geralmente eu leio muito por da.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s