Lista | 5 livros clássicos (e curtos) pra você ler num dia chuvoso

O estado de São Paulo está debaixo de chuva hoje e, ao que parece, o Sol só deve dar as caras a partir de amanhã. O clima está perfeito para uma boa leitura, e por isso eu vou indicar para você 5 livros clássicos que podem ser lidos em um dia ou dois. Além do valor que possuem por si só, esses “livrinhos” são excelentes portas de entrada para você conhecer o trabalho de grandes autores, sem precisar encarar imediatamente suas obras mais volumosas. Confira:

1 – O velho e o mar – Ernest Hemingway (Bertrand Brasil)

A jornada de Santiago, um velho cubano que parte sozinho em seu barco de pesca depois de passar 84 dias sem pegar nenhum peixe, foi contada por Hemingway em pouco mais de 120 páginas. Mesmo sendo tão curta, trata-se de uma das maiores histórias que já foram escritas. É um dos meus livros preferidos.

Leia a resenha de O velho e o mar aqui.

2 – Macbeth – William Shakespeare (L&PM)

Guerra, ambição, loucura, morte. Shakespeare colocou todos esses ingredientes na receita de Macbeth, uma de suas tragédias mais conhecidas. Quem pensa que todas as peças do bardo inglês são longas e difíceis de ler, precisa conhecer essa edição da L&PM com tradução de Beatriz Viégas-Faria.

Leia a resenha de Macbeth aqui.

3 – A sonata a Kreutzer – Lev Tolstói (Editora 34)

Entre as principais obras de Tolstói – e de toda a literatura mundial – estão livros “gigantes” como Anna Kariênina e Guerra e paz. Nas recentes edições da Companhia das Letras, esses livros tem 840 e 1.536 páginas, respectivamente! Mas Tolstói também foi um mestre das narrativas curtas, e um ótimo exemplo é a novela A sonata a Kreutzer. Porém, não se engane: apesar de ser curto, o livro (que tem como temas o ciúme, a vida conjugal e a infidelidade) é um dos mais polêmicos e espinhosos do conde russo.

Leia a resenha de A sonata a Kreutzer aqui.

4 – A metamorfose – Franz Kafka (Companhia das Letras)

Quer ler Kafka? Então comece por sua obra mais famosa. Logo de cara, um caixeiro-viajante acorda e descobre que se transformou num “inseto monstruoso”. A metamorfose tem um dos mais famosos inícios de todos os tempos, e fica difícil largar o livro depois de começar. Quantas páginas a história tem? Cerca de 85!

Leia a resenha de A metamorfose aqui.

5 – Crônica de uma morte anunciada – Gabriel García Márquez (Record)

Um rapaz chamado Santiago Nasar é assassinado cruelmente. Mas porque ele foi morto? Muitas pessoas sabiam que o crime aconteceria, mas porque ninguém o avisou? García Márquez vai montando o quebra-cabeça aos poucos e prende o leitor até o fim. A resenha desse livro é a mais lida no Valeu, Gutenberg! até hoje.

Leia a resenha de Crônica de uma morte anunciada aqui.

Quais desses você já leu? Lembra de mais algum clássico curtinho? Conte pra mim nos comentários!

Ah, e se você quiser comprar algumas dessas obras, é só clicar nas capas para ser direcionado para o site da Amazon.

 

4 comentários em “Lista | 5 livros clássicos (e curtos) pra você ler num dia chuvoso

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s