Diários #10 | Dia dos namorados literário

Pra comemorar o Dia dos Namorados, hoje tem postagem coletiva  aqui no Valeu, Gutenberg!. A Erika Magog, do Blog Folheando, a Marina Mafra, do Resenhando por Marina, e eu vamos contar quais são os nossos casais literários favoritos! Confira!

Erika Magog – Blog Folheando
Casal preferido: Han Solo e Leia Organa
Livro: Star Wars, a trilogia.
Autores: George Lucas, Donald F. Glut e James Khan
Editora: Darkside Books
Compre pela Amazon: amzn.to/2uKGsos

Fui convidada a selecionar um casal literário, e nessa tarefa tive que ser honesta comigo mesma. Afinal, não sou leitora voraz de romances. Fugindo dos clichês de Orgulho e Preconceito e Ron Weasley & Hermione Granger, fiquei sem saída. Mas eis que surge uma hipótese maravilhosa: Leia Organa e Han Solo! Um casal melhor e mais querido não pude encontrar. Dentre todos os disponíveis na literatura e na cultura pop em geral, Leia e Han Solo formam o par perfeito, somando coragem e inteligência.

– Eu te amo.
– Eu sei.

Quem, dentre todas as gerações existentes, não conhece e ama Star Wars? Com filmes e livros incríveis, cheios de ação e aventuras bem construídas, o romance dos dois não é enfatizado como geralmente acontece, sendo às vezes colocado de lado em prol do bem maior. E juntos eles trabalham para alcançar qualquer fim, sob neve ou fogo! Não necessariamente juntos fisicamente, mas sempre, sempre juntos mentalmente. Quem não quer um amor Jedi/rebelde assim?

Foto: Erika Magog

Marina Mafra – Resenhando Por Marina
Casal preferido: Miles Halter e Alaska Young
Livro: Quem é você, Alaska?
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Compre pela Amazon: amzn.to/2haxiyd

Não, essa não é a melhor história do Green. E sim, há autores considerados melhores que ele. Mas me apaixonei por Miles na primeira página do livro.

Dizer que minhas expectativas não eram as melhores seria subestimar dramaticamente a situação.

Doce, engraçado… com o desejo de explorar tudo sem saber por onde começar. Inexperiente, mas de um jeito encantador. Sua vida toma um rumo diferente quando Alasca aparece. Imprevisível, misteriosa, nada parecia segurar a menina. E algo na sua explosão de personalidade conquista Miles por completo.

Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então eu voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão.

Talvez por ela ser inalcançável, um amor impossível fez com que a história dos dois se tornasse a minha favorita. Afinal, quem nunca teve um amor com possibilidades pequenas, mas que o impacto em nossas vidas nos modificou completamente para sempre?

Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resulta das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil.

Foto: Marina Mafra

E agora é a minha vez…

Lucas Furlan – Valeu, Gutenberg!
Casal preferido: Emma e Dexter
Livro: Um dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Compre pela Amazon: amzn.to/2uGES8E

Na sexta-feira passada postei a resenha de Resposta Certa e, aproveitando que ainda estou no clima de David Nicholls, quero indicar como o meu casal literário favorito Emma Morley e Dexter Mayhew, protagonistas de Um dia.

Durante todo o livro você fica torcendo pra que eles fiquem juntos de uma vez, afinal é impossível não perceber como Em e Dex combinam, mesmo sendo tão diferentes. Além disso, um afeta profundamente a vida do outro, mesmo quando estão distantes.

Gosto de Dexter e Emma também pois Nicholls os retratou como pessoas reais, sujeitas aos altos e baixos que existem em qualquer relacionamento. E Um dia não é um livro meloso ou romântico de uma forma ingênua; ele tem algumas passagens muuuuito tristes e outras muuuuito engraçadas.

Um dia narra a relação de Dex e Em por vinte anos, e na maior parte do tempo eles nem estão próximos fisicamente. Mas, desde a primeira página, dá pra perceber que eles foram feitos um para o outro.

Foto: Lucas Furlan

Antes de encerrar, quero agradecer a Erika e a Marina pela participação! Não deixe de visitar suas páginas: Blog Folheando e Resenhando por Marina.

E agora eu quero saber? Qual é o seu casal literário favorito? Deixe sua opinião nos comentários!

11 comentários em “Diários #10 | Dia dos namorados literário

  1. Olá,

    Adorei participar desse Dia dos Namorados Literário! Quando quiser convidar para mais projetos, saiba que estou disponível! rsrsrs

    Gostei também de conhecer seus casais literários! Eu li Quem é você, Alasca? e não gostei nenhum pouco, que pena :/

    Mas pretendo ler David Nicholls e descobrir mais sobre esse casal!!

    Curtido por 2 pessoas

  2. aaaaaaaaaaah Lu! Você tem a mesma opinião que eu sobre o casal Dexter e Emma. Muitos falam que são chatos etc, mas, não vêem o que eles querem passar para o leitor.
    Han e Leia, melhor casal do mundo ❤

    sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    Curtido por 2 pessoas

    1. Em comparação ao livro, o filme “Um dia” é bem fraquinho… Se você puder ler, acredito que você vai gostar ainda mais da história de Emma e Dexter.

      Obrigado pelo comentário!

      Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s