Em vários aspectos, o livro Nós, os ETs é como uma animação da Pixar: ele agrada crianças e adultos, não subestima os pequenos, levanta questões importantes e é muito divertido.
Nele, o jornalista Marcel Souto Maior e a desenhista Mariana Massarani apresentam os hábitos e as diretrizes morais de um vasto grupo de alienígenas. Algumas são puro nonsense; outras, mostram que os ETs defendem a natureza, a vida simples e o respeito às individualidades.

O livro conquista imediatamente, com um texto gracioso e os desenhos lúdicos, coloridos e quase infantis de Massarani. Mas Nós, os ETs também tem espaço para algumas “cutucadas” sobre o momento atual — o livro foi escrito durante a pandemia, ou seja, é muito recente.

Ao usar “Nós” no título, ao invés de “Eles”, é como se os autores se colocassem ao lado dos alienígenas. Marcel Souto Maior e Mariana Massarani querem mostrar que, em meio a essa época raivosa, polarizada e cínica em que vivemos, ainda é possível apostar no diálogo, na empatia, na educação e na simplicidade. Ao defender esses valores, que hoje parecem ser de outro mundo, você pode até se sentir um alien, mas não está sozinho.
Se depender das pílulas de sabedoria apresentadas nesse livrinho encantador, podemos afirmar que existe vida inteligente — muito inteligente — lá fora.
NÓS, OS ETs
Autores: Marcel Souto Maior (texto) e Mariana Massarani (ilustrações)
Editora: DarkSide Books
Páginas: 56
Onde comprar: Amazon | DarkSide Books
Livro recebido através da parceria com a DarkSide Books.

Postado por Lucas Furlan
É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.