Resenha | As mulheres se tornam mercadoria na distopia “Boas meninas não fazem perguntas”

O machismo está tão enraizado na nossa sociedade que, infelizmente, chega a ser visto por algumas pessoas como algo natural e até aceitável. Mas você já imaginou se a opressão e a violência contra as mulheres fossem institucionalizadas? É com esse cenário tenebroso que o escritor Lucas Mota trabalha na distopia Boas meninas não fazem perguntas.

A história se passa num futuro próximo, numa cidade identificada apenas como Metrópole. Não é explicado em detalhes como tudo aconteceu, mas estudos “científicos” e uma grande crise econômica levaram os homens a transformar as mulheres em mercadorias. Por isso, elas são vendidas em lojas, usam coleiras eletrônicas pra que não possam fugir e são vigiadas por uma polícia especial.

Essa é a situação de Marina, a protagonista do livro. Depois de ser negociada pelo pai, ela se torna esposa de um homem ambicioso e vai viver com as outras quatro mulheres que ele já possui. Marina sabe que tentar fugir pode ser fatal, mas é a única maneira de modificar seu destino.

O escritor Lucas Mota. (Foto: Rosani Polswut)

Num primeiro momento, Boas meninas não fazem perguntas pode parecer exagerado, mas Lucas Mota apenas amplia, com a lente da ficção, situações que já existem hoje. É impossível não lembrar, por exemplo, do caso Mariana Ferrer ao ler a passagem em que uma mulher, que é vítima, se torna culpada depois de ser julgada por homens.

Lucas Mota acerta ao não fetichizar e nem erotizar em nenhum momento a condição de suas personagens. Além disso, ele teve a boa ideia de nomear todos os capítulos com frases que as mulheres costumam ouvir, como “Isso não é comportamento de uma moça” e “Que roupa ela estava usando?”.

Na minha opinião, o texto tem alguns pequenos problemas de ritmo (quando, por exemplo, uma personagem começa a descrever seu passado bem no clímax do livro), mas isso não chega a ser comprometedor. Lucas Mota escreveu um livro relevante, atual e que vale a leitura. Seu trabalho como escritor merece ser acompanhado.

Boas meninas não fazem perguntas foi publicado em 2018 de forma independente pelo Catarse e seu eBook está disponível no catálogo do Kindle Unlimited.


BOAS MENINAS NÃO FAZEM PERGUNTAS
Autor:
Lucas Mota
Editora: Independente
Páginas: 154
Onde comprar: Amazon

*Livro enviado como cortesia pelo autor.


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s