Resenha | “Separados”: um adolescente encontra um assassino nas estradas dos EUA

Praticamente todas as histórias ambientadas em estradas são, de alguma forma, jornadas de autoconhecimento. Na HQ Separados não é diferente: o desejo de Jack Garron, o protagonista, é saber mais sobre suas raízes. Aos 12 anos, depois de descobrir que foi adotado, ele foge de casa e viaja pelos Estados Unidos para encontrar o pai biológico e se tornar um músico como ele. O problema é que, se não bastassem as ameaças que um adolescente sozinho pode encontrar em uma estrada, há em seu caminho um homem violento e com dentes muito afiados.

A história principal se passa em 1916, mas o quadrinho começa 40 anos depois. Vemos Jack como um homem maduro, que não se choca com nada (nem com Elvis Presley rebolando na TV) e… sem um braço. Quando descobre que um fantasma do passado pode estar de volta em sua vida, ele relembra segredos da sua adolescência, que nunca revelou nem para a própria esposa por serem assustadores demais.

E Separados realmente tem momentos assustadores. O homem dos dentes afiados — ele usa diferentes nomes ao longo do livro — é astuto e extremamente perigoso. A maior parte de suas vítimas é formada por crianças e adolescentes, o que torna tudo ainda mais perturbador. Separados é um quadrinho adulto que não pega leve: há mutilações, canibalismo, sequestros e tentativas de estupro.

O terror promovido pelo vilão, que chega a ser definido em dado momento como “o mal absoluto”, contrasta com a inocência de Jack. Ingênuo e cheio de sonhos, ele é a vítima ideal. Quando o caminho dos dois se cruza, nós já sabemos o quanto o homem é maligno, mas o garoto nem imagina. Isso garante passagens com muita tensão.

Outra figura importante da história é Sam, que o protagonista conhece ainda no começo da sua viagem. Esperto e cheio de segredos, é um personagem que conquista o leitor rapidamente.

Criada por três artistas muito competentes (Scott Snyder, por exemplo, escreveu Wytches, também publicado pela DarkSide, e roteirizou diversas aventuras do Batman), Separados é uma excelente história de terror, onde o perigo está sempre por perto. É uma HQ pesada e chocante, com um nível de suspense tão alto que é impossível parar de ler.


Capa da HQ "Separados", publicada pela DarkSide.

SEPARADOS
Autores:
Scott Snyder e Scott Tuft (roteiro) e Attila Futaki (arte)
Tradução: Dandara Palankof
Editora: DarkSide Books
Páginas: 192
Onde comprar: Amazon | DarkSide Books

*Livro recebido através da parceria com a DarkSide Books.


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s