Resenha | “Seu Bartolomeu do Futuro”: Pedro Duarte usa o futuro para falar de questões do presente

Seu Bartolomeu do Futuro é um texto (conto?) curioso. A história é mínima: num futuro próximo, o personagem-título sai numa noite qualquer pra comprar refrigerante, mas várias coisas dão errado. O destaque do texto não é a trama, mas sim o narrador, que pode ser o próprio autor, Pedro Duarte.

Enquanto descreve os contratempos de Seu Bartolomeu, o narrador faz inúmeras observações, quase sempre num tom irônico e levemente ranzinza. Suas digressões vão desde a moda de pais batizarem seus filhos com “nomes de velhos” até o vício em smartphones, passando por políticos oportunistas e a substituição de pessoas por máquinas.

Embora diga que o texto é sobre o Seu Bartolomeu, o narrador também comenta sobre o meio literário e a escrita em si: a forma como os escritores são mais valorizados do que as escritoras, o preconceito contra a ficção científica e a própria construção do texto — afinal, qual tempo verbal deve ser usado ao narrar algo que o personagem fez no futuro?

Como acontece em algumas das melhores obras de sci-fi, Pedro Duarte usa o futuro para falar sobre questões do presente.

“Alguns homens estão mais preocupados em ler outros homens falando o que eles já falam sobre as coisas com as quais eles já concordam.”

Pedro Duarte é editor-chefe no Jovem Nerd e apresentador do podcast THIS IS BRAZIL. Ele também é o autor de “Gastaria tudo com pizza”. (Foto: Instagram/Reprodução)

O autor insere todas essas questões no texto de uma forma muito natural, leve e coloquial. O narrador realmente está batendo um papo com o leitor.

Se não bastasse ser muito engraçado e repleto de boas sacadas, Seu Bartolomeu do Futuro ainda é uma obra beneficente: toda a renda obtida com a venda do eBook na Amazon (por módicos R$3,90) e com as leituras no Kindle Unlimited é revertida para o Hospital Martagão Gesteira, instituição filantrópica que atende crianças e adolescentes há mais de 50 anos no estado da Bahia.

Fica aqui a indicação de Seu Bartolomeu do Futuro, essa ficção científica tão peculiar. Motivos para ler não faltam!

PS: eu classifiquei a obra como um conto, mas o próprio Pedro Duarte avisou no Twitter que a história está crescendo e vai virar livro:


SEU BARTOLOMEU DO FUTURO
Autor:
Pedro Duarte
Páginas: 10
Onde comprar: Amazon (eBook)


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s