Resenha | Antologia Macabra, de Hans-Ake Lilja (organização)

Desde 1996, o sueco Hans-Ake Lilja mantém o site Lilja’s Library, dedicado à vida e à obra do escritor Stephen King. Quando a página completou 20 anos, Lilja comemorou a data com o lançamento de uma coletânea de contos, que a DarkSide Books acaba de lançar no Brasil (em parceria com a Macabra TV) com o nome de Antologia Macabra. O livro reúne narrativas curtas de grandes autores de Horror e inclui uma história rara de King, O compressor de ar azul.

Esse conto foi publicado duas vezes em revistas (em 1971 na Onan Magazine e, dez anos depois, com algumas alterações, na Heavy Metal) mas nunca tinha saído em nenhum livro. A história é boa, mas vale mais como uma bela curiosidade. Quando escreveu O compressor de ar azul, King ainda não era o autor que é hoje e nem tinha lançado Carrie, a estranha, seu primeiro livro, que só sairia em 1974. O escritor usa um recurso inusitado — ainda que divertido — no meio do conto, e fica clara a inspiração no espetacular clássico O coração delator, de Edgar Allan Poe, que, talvez por isso, também foi incluído nessa antologia.

Detalhe do conto O compressor de ar azul, com ilustração de Odilon Redon.
A edição da DarkSide conta com ilustrações do artista simbolista francês Odilon Redon (1840-1916).

Contos para todos os gostos

Ao contrário do que eu esperava, poucas narrativas utilizam elementos sobrenaturais ou fantásticos, e vários contos são sobre loucura e assassinato. Apesar desses elementos recorrentes, as histórias desta Antologia Macabra são bem diferentes entre si.

Há desde o belo e melancólico O fim de tudo, de Brian Keene, até o herético e engraçado Pidgin e Teresa, de Clive Barker, passando ainda pelo misterioso A rede, de Jack Ketchum e P. D. Cacek, cujo texto é formado basicamente por mensagens de e-mail. Entre os meus favoritos, destaco também o tom de Sessão da Tarde de Atraídos pelo fogo, de Kevin Quigley, e O companheiro do guardião, que John Ajvide Lindqvist escreveu especialmente para esse livro, revisitando os mitos de Cthulhu de H. P. Lovecraft.

Como acontece em quase todas as coletâneas (são 12 contos no total), Antologia Macabra tem algumas histórias mais fracas, mas nenhuma chega a ser ruim. Pelo contrário, o resultado como um todo é muito bom.

Recomendo pra quem gosta de narrativas cheias de suspense e tensão, pra quem deseja descobrir autores que ainda não são muito conhecidos aqui no Brasil e, é claro, para os fãs de Stephen King que querem ler absolutamente tudo que o mestre do Terror já escreveu.

Obs.: Li Antologia Macabra na leitura coletiva organizada pela Milena (@enevoadaa) e pela Clarissa Rachid (@clarissarachid) entre os dias 01 e 12/07. Foi minha primeira participação em uma leitura coletiva e eu adorei a experiência!


Avaliação: 4 de 5.

ANTOLOGIA MACABRA
Autor: Hans-Ake Lilja (organização)
Tradução: Paulo Raviere
Editora: DarkSide Books
Páginas: 242
Onde comprar: Amazon


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

3 comentários em “Resenha | Antologia Macabra, de Hans-Ake Lilja (organização)

  1. Acabei tendo contato ontem com seu blog através do sorteio no Insta, mas como amo blogs, lá estou aqui! rs
    Este livro deve chegar em breve para mim e por ser fã demais de contos, fã demais de terror, fã demais da DarkSide, sei que amarei todos. Tá, uns mais e outros menos, mas eu lerei em breve!!!!
    E oh, Leituras Coletivas sempre nos salvam rs
    Beijo

    Angela

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim, essa foi minha primeira leitura coletiva e eu gostei bastante! E, sobre o livro, tudo indica que você vai gostar rsrs

      Depois que você ler, volte aqui pra contar o que achou!

      Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s