Resenha | Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro

A discussão sobre racismo vem ganhando força e visibilidade depois do assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos. Não que não fosse necessária antes, porque sempre foi, mas, aqui no Brasil, não só a questão racial como diversas outras são varridas pra debaixo do tapete, como se o problema não existisse. Mas existe, aliás, sempre existiu desde que esse país foi invadido pelos portugueses.

Em Pequeno manual antirracista, Djamila Ribeiro aborda o racismo como estrutura da nossa sociedade e como ele é enraizado nas nossas relações familiares, sociais e de trabalho. O livro também aponta como o racismo precisa e deve ser discutido e combatido por pessoas brancas.

É preciso parar, pensar e repensar nos privilégios que uma pessoa branca tem e reconhecer que, nas atitudes do dia a dia, acabamos reproduzindo práticas racistas.

A escritora, filósofa e ativista Djamila Ribeiro.

Sabe aquela piadinha (que não é piada, pois piada é pra ter graça e racismo não tem graça nenhuma) que ouvimos no almoço em família ou que a gente faz no dia a dia mesmo? Então, é racismo.

Sabe aquela fala “eu não sou racista, até tenho um amigo negro”? Então, é racismo. Sabe aquela “bala perdida” que sempre encontra um inocente nas comunidades? Então, é racismo. Sem contar diversas outras situações que nos parecem “normais”, mas não são.

Não basta dizer “eu não sou racista”

No Pequeno manual antirracista a gente aprende que não basta dizer “eu não sou racista”, nós (pessoas brancas) temos que reconhecer nossos privilégios e agir efetivamente para que o racismo não continue sendo perpetuado na sociedade.

Como? Reconhecendo ser uma pessoa privilegiada por conta da estrutura racista em que vivemos e nos tornando conscientes de que a mudança tem que partir de cada um de nós.

No livro, Djamila Ribeiro fala da questão racial enraizada na sociedade, em como essa estrutura foi sendo mantida ao longo de gerações e como esse sistema de opressão precisa ser combatido nos dias de hoje.

É preciso apoiar políticas educacionais afirmativas, ler autores negros, questionar a cultura que consumimos, apoiar o trabalho de pessoas negras (seja a área que for), mas, principalmente, reconhecer que é preciso mudar e que para mudar é preciso agir. Que não seja preciso morrer mais nenhum George Floyd, mais nenhum menino Miguel, mais nenhuma linda Ágatha para começarmos a agir. Temos que agir no hoje, no agora.

Pequeno manual antirracista, atualmente um dos livros mais vendidos e lidos do país, é leitura obrigatória para quem quer combater o racismo estrutural. A mestre em Filosofia e ativista Djamila Ribeiro é sensacional e em poucas páginas, nos faz parar e repensar em como podemos ir em direção à uma sociedade mais justa e humana para todos.


Avaliação: 5 de 5.

PEQUENO MANUAL ANTIRRACISTA
Autora:
Djamila Ribeiro
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 136
Onde comprar: Amazon


Postado por Claudinha Luchetti

É jornalista e encrenqueira profissional (não compre briga com ela). Adora um flashback, ama o Patrick Swayze e assiste Dirty Dancing sempre que passa na Sessão da Tarde. Gosta de romances e é fã dos textos da Martha Medeiros, do Mário Sérgio Cortella, do Leandro Karnal, da Monja Cohen e adora gente que pensa.

Um comentário em “Resenha | Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro

  1. Um livro tão pequeno em tamanho de páginas, mas que traz sim, um tema que precisa ser trazido à tona todos os dias de nossa vida. E não adianta, viemos de uma cultura que prega o racismo sim, desde piadas de péssimo gosto à frases feitas que nos impõe desde a época escolar.
    Ainda não tive contato com a obra da autora, mas com certeza, pretendo!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s