Resenha | O curioso caso de Benjamin Button, de F. Scott Fitzgerald

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON, seguido de BERNICE CORTA O CABELO
Autor: F. Scott Fitzgerald
Tradução: Rodrigo Breunig e Cássia Zanon
Editora: L&PM
Páginas: 96
Avaliação: 5-estrelas-otimo / Ótimo
Onde comprar: Amazon

A L&PM tem em seu vasto catálogo de livros de bolso a coleção 96 páginas, que reúne livros curtos e eBooks com contos, novelas e ensaios de grandes autores. Um dos títulos é esse O curioso caso de Benjamin Button, seguido de Bernice corta o cabelo, com dois dos contos mais conhecidos do escritor norte americano F. Scott Fitzgerald. Escolhi essa leitura por causa da primeira história, mas a segunda também é excelente.

Nascido com 70 anos

Em O curioso caso de Benjamin Button, publicado originalmente em 1921, acompanhamos a vida peculiar do personagem principal: ele nasce em 1860 com o corpo e a inteligência de um senhor de 70 anos! Ele vem ao mundo com 1 metro e 73 de altura, tem barba e cabelos brancos, e nasce falando: em uma de suas primeiras frases, ele pede para o pai — que aparenta ser bem mais jovem que ele — comprar uma bengala.

Como não poderia deixar de ser, a vida de Benjamin Button é repleta de situações absurdas. Na “infância”, por exemplo, mesmo sendo um senhor de idade, ele ganha brinquedos e é obrigado a usar roupas de criança. Com o passar dos anos, Button tem uma surpresa: ele percebe que, ao invés de envelhecer cada vez mais, está rejuvenescendo.

O escritor Francis Scott Fitzgerald (1896-1940) com a esposa Zelda e a filha Frances “Scottie”.

O curioso caso de Benjamin Button é muito engraçado na maior parte do tempo, mas também tem sua dose de melancolia. Nos momentos bons e ruins de sua vida, o protagonista está sempre deslocado no tempo em que vive e no próprio corpo. Fitzgerald parece dizer que, independentemente da forma como você envelhece, o tempo sempre vai deixar marcas e causar conflitos entre as gerações. O desfecho do conto, com a “velhice inversa” do personagem, é narrado com muita delicadeza e é de partir o coração.

A história de O curioso caso de Benjamin Button foi levada aos cinemas pelo diretor David Fincher em 2008. O filme foi protagonizado pelo Brad Pitt e tem Cate Blanchett no elenco, mas tomou várias liberdades em relação ao conto original.

Era do Jazz

A outra narrativa presente no livro é Bernice corta o cabelo, publicada em 1920. No conto, a jovem protagonista vai passar férias na casa da prima, a descolada e fútil Marjorie. Elas passam a maior parte do tempo preocupadas com bailes e paqueras, mas logo surge um atrito entre elas: Marjorie considera Bernice muito chata e sem graça, e conclui que sua presença poderia atrapalhar sua reputação com os rapazes. Ainda assim, ela dá algumas dicas pra que Bernice se torne mais popular, mas sente ciúmes quando a prima começa a fazer sucesso com os garotos.

Sim, eu sei o que você deve estar pensando: essa poderia ser a sinopse de alguma temporada de Malhação ou de algum filme da Sessão da Tarde, mas Bernice corta o cabelo é muito bom. Fitzgerald escreveu o conto com uma linguagem despretensiosa e muita energia, e fica fácil entender porque o autor era adorado pela juventude da “Era do Jazz”. Assim foi chamado o período extravagante e hedonista, com grandes mudanças na moda e no comportamento dos jovens norte-americanos, que durou do fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, até a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929.

F. Scott Fitzgerald, autor de romances como o maravilhoso O grande Gatsby, também foi um excelente escritor de narrativas curtas. As duas histórias reunidas nesse livrinho são ótimas pra quem quer começar a conhecer seu talento como contista.

8 comentários em “Resenha | O curioso caso de Benjamin Button, de F. Scott Fitzgerald

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s