A ÚNICA COISA
Autores: Gary Keller e Jay Papasan
Tradução: Caio Pereira
Editora: Figurati
Páginas: 208
Avaliação: / Muito bom
Onde comprar: Amazon
Durante um bom tempo, disseminou-se a ideia de que as pessoas deveriam ser multitarefas: a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo seria um sinal de eficiência e produtividade. Muitos estudiosos discordam dessa teoria e afirmam que, para uma pessoa ser produtiva, ela precisa focar em uma tarefa de cada vez. Saber escolher qual tarefa realizar e executá-la com total dedicação leva a excelentes resultados. Essa é a principal ideia apresentada no livro A única coisa.
Faça a “pergunta foco”
Os autores Gary Keller e Jay Papasan defendem que, dentre todas as tarefas que temos que cumprir em determinado momento, uma — e apenas uma — é imprescindível para alcançarmos o resultado que desejamos. O livro nos ensina a chegar a essa tarefa (a “única coisa”) e a direcionarmos nosso foco totalmente a ela.
Descobrir a “única coisa”, segundo os autores, é fundamental para atingir objetivos de curto, médio e longo prazos, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Pra isso, Keller e Papasan sugerem que a pessoa faça o que eles chamam de “Pergunta Foco”:
“Qual é a única coisa que posso fazer de modo que, ao fazê-la, o restante se torne mais fácil ou desnecessário?”
Por exemplo: “Qual é a única coisa que devo fazer para ter um jantar inesquecível com minha namorada na sexta-feira?”; “Qual é a única coisa que devo fazer para que o cliente X renove seu contrato?”; ou “Qual é a única coisa que eu devo fazer para abrir meu próprio negócio daqui a três anos?”.
Obviamente, existem várias coisas que precisam ser feitas pra que seus objetivos sejam alcançados, mas a realização dessa “única coisa” seria, usando uma comparação que é feita com frequência no livro, a primeira peça do dominó que coloca todas as peças subsequentes em movimento.

Saiba dizer não
A única coisa é bastante recomendável pra quem tem problemas em manter o foco. Gary Keller e Jay Papasan abordam vários tópicos valiosos para o aumento da nossa eficiência, desde a importância do descanso, das atividades físicas e da boa alimentação, até os “ladrões da produtividade” — sabia que a incapacidade de dizer “não” é um dos elementos mais prejudiciais para a realização da nossa “única coisa”?
Pra mim, a leitura do livro foi muito válida. Como os autores deixam claro, saber manter o foco e definir prioridades é fundamental em todos os aspectos da nossa vida. Precisamos ter momentos 100% voltados para o trabalho, momentos de dedicação total para a família e amigos, e momentos apenas para nós mesmos. Saber focar no que é mais importante em cada um desses instantes, é meio caminho andado para uma vida com poucos arrependimentos e muitas realizações.