Resenha | A ilha do dr. Moreau, de H. G. Wells

A ilha do dr. Moreau
Autor: H. G. Wells
Tradução: Braulio Tavares
Editora: Alfaguara
Páginas: 176
Onde comprar: Amazon

O escritor inglês H. G. Wells nasceu no dia 21 de setembro de 1866. Pra celebrar essa data, a resenha de hoje é sobre um de seus grandes clássicos: A ilha do dr. Moreau.

Publicado em 1896, o livro mistura aventura, terror e ficção científica e é mais uma prova da imaginação fantástica do autor.

A ilha do dr. Moreau é narrado em primeira pessoa pelo personagem Edward Prendick, e relata o período que ele passou numa ilha isolada no oceano Pacífico, depois de sobreviver a um naufrágio.

Na ilha, ele conhece Moreau, um controverso cientista que tinha sido banido da Inglaterra devido aos seus polêmicos experimentos com animais. Prendick logo descobre duas coisas: 1) Moreau, ao lado de seu assistente, Montgomery, fez do local o seu novo laboratório, intensificando cada vez mais suas pesquisas; 2) A ilha é habitada por criaturas monstruosas, que têm relação direta com o trabalho do cientista.

É lógico que uma hora vai dar m…

Pra não dar spoilers do livro, não vou mencionar a natureza das experiências de Moreau. Apesar de serem cientificamente inviáveis, elas funcionam no contexto fantástico da obra e ainda são capazes de chocar e assustar o leitor contemporâneo.

Wells compensa a falta de rigor científico com muita tensão e suspense. Prendick nunca sabe até que ponto pode confiar em Moreau e em Montgomery, e as feras que vivem soltas são uma ameaça constante ao protagonista.

O escritor H. G. Wells (1866-1946).

O autor também usou A ilha do dr. Moreau para fazer várias críticas sociais. Ao longo do livro é possível encontrar alfinetadas contra a Inglaterra colonialista, contra as religiões baseadas no medo e no castigo e também contra o comportamento humano:

“Um animal pode ser feroz e pode ser sagaz, mas para dizer uma mentira é necessário ser um homem de verdade.”

A ilha do dr. Moreau é divertido, criativo, influente (é difícil não lembrar de Jurassic Park) e trata de temas que continuam atuais, como a ética com os animais. Uma leitura excelente!

AVALIAÇÃO

4-estrelas-2

 Fotos: Lucas Furlan

3 comentários em “Resenha | A ilha do dr. Moreau, de H. G. Wells

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s