A ilha do dr. Moreau
Autor: H. G. Wells
Tradução: Braulio Tavares
Editora: Alfaguara
Páginas: 176
Onde comprar: Amazon
O escritor inglês H. G. Wells nasceu no dia 21 de setembro de 1866. Pra celebrar essa data, a resenha de hoje é sobre um de seus grandes clássicos: A ilha do dr. Moreau.
Publicado em 1896, o livro mistura aventura, terror e ficção científica e é mais uma prova da imaginação fantástica do autor.
A ilha do dr. Moreau é narrado em primeira pessoa pelo personagem Edward Prendick, e relata o período que ele passou numa ilha isolada no oceano Pacífico, depois de sobreviver a um naufrágio.
Na ilha, ele conhece Moreau, um controverso cientista que tinha sido banido da Inglaterra devido aos seus polêmicos experimentos com animais. Prendick logo descobre duas coisas: 1) Moreau, ao lado de seu assistente, Montgomery, fez do local o seu novo laboratório, intensificando cada vez mais suas pesquisas; 2) A ilha é habitada por criaturas monstruosas, que têm relação direta com o trabalho do cientista.
É lógico que uma hora vai dar m…
Pra não dar spoilers do livro, não vou mencionar a natureza das experiências de Moreau. Apesar de serem cientificamente inviáveis, elas funcionam no contexto fantástico da obra e ainda são capazes de chocar e assustar o leitor contemporâneo.
Wells compensa a falta de rigor científico com muita tensão e suspense. Prendick nunca sabe até que ponto pode confiar em Moreau e em Montgomery, e as feras que vivem soltas são uma ameaça constante ao protagonista.

O autor também usou A ilha do dr. Moreau para fazer várias críticas sociais. Ao longo do livro é possível encontrar alfinetadas contra a Inglaterra colonialista, contra as religiões baseadas no medo e no castigo e também contra o comportamento humano:
“Um animal pode ser feroz e pode ser sagaz, mas para dizer uma mentira é necessário ser um homem de verdade.”
A ilha do dr. Moreau é divertido, criativo, influente (é difícil não lembrar de Jurassic Park) e trata de temas que continuam atuais, como a ética com os animais. Uma leitura excelente!
AVALIAÇÃO
→ Fotos: Lucas Furlan
3 comentários em “Resenha | A ilha do dr. Moreau, de H. G. Wells”