Lista | 10 livros sobre vampiros para o mês do Halloween

Estamos em outubro, mês do Halloween. Pra comemorar, fizemos uma lista com 10 livros sobre vampiros. Confira e veja quais deles você já leu:

1 – Carmilla, a vampira de Karnstein – Sheridan Le Fanu (Hedra)

A obra do irlandês Sheridan Le Fanu foi publicada em 1872 e foi a primeira a apresentar um vampiro do sexo feminino. Carmilla foi uma grande influência para Bram Stoker enquanto ele escrevia Drácula. Stoker reaproveitou vários elementos de Carmilla em sua obra-prima, como o erotismo dos vampiros, a capacidade deles de se transformarem em animais e o fato de poderem ser mortos com uma estaca atravessada no coração.

(Leia a resenha de Carmilla, a vampira de Karnstein aqui).

2 – Drácula – Bram Stoker (Darkside Books)

Impossível não falar deste, né? O personagem Drácula se tornou praticamente sinônimo de vampiro, e o romance continua sendo a obra definitiva sobre essas criaturas. Além do “Príncipe das Trevas” (que foi inspirado numa figura real, o conde romeno Vlad III Dracul, conhecido como “o empalador”), o livro apresentou ao mundo personagens como Jonathan e Mina Harker, e o caçador de vampiros Van Helsing. A Darkside Books está lançando duas novas edições de Drácula, sendo que uma delas tem a mesma capa amarela da primeira edição do livro, que saiu em 1897.

3 – Entrevista com o vampiro – Anne Rice (Rocco)

O primeiro volume de As crônicas vampirescas, da norte-americana Anne Rice, foi publicado em 1976. Nele, Louis Pointe du Lac narra como se tornou um vampiro ainda no século XVIII, depois de ter sido mordido por Lestat (que se tornaria um dos vampiros mais célebres da literatura). O livro ganhou uma adaptação cinematográfica de muito sucesso em 1994, com Tom Cruise e Brad Pitt nos papéis principais. A tradução dessa edição da Rocco, hoje esgotada, é de ninguém menos que Clarice Lispector.

4 – Salem – Stephen King (Suma)

Salem (que chegou a ser lançado no Brasil com o nome A hora do vampiro) foi o segundo livro publicado por Stephen King. A história se passa em Jerusalem’s Lot, uma cidadezinha do interior dos Estados Unidos, onde coisas estranhas começam a acontecer depois da chegada de três forasteiros. King nunca escondeu que, dentre todos os livros que escreveu, Salem é um dos seus preferidos.

5 Sonho febril – George R. R. Martin (Leya)

Em 1982 (14 anos antes de A guerra dos tronos), George R. R. Martin publicou Sonho febril. A trama se passa no sul dos Estados Unidos no século XIX e o protagonista do livro é o capitão Abner Marsh. Falido, ele recebe uma proposta irrecusável para se tornar sócio do misterioso aristocrata Joshua York na construção de um potente navio à vapor. Eles navegam juntos pelas águas do rio Mississippi, mas Marsh logo percebe que a embarcação deixa um rastro macabro por onde passa.

6 – Abraham Lincoln, caçador de vampiros – Seth Grahame-Smith (Intrínseca)

Depois de transformar as personagens clássicas de Jane Austen em matadoras de mortos-vivos em Orgulho e preconceito e zumbis, o escritor Seth Grahame-Smith resolveu recontar a história do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln. O escritor imagina Lincoln como um caçador de vampiros e mistura ficção com passagens reais da vida do político. O livro foi bem recebido, ao contrário do que aconteceu com a adaptação cinematográfica que chegou aos cinemas em 2012.

7 – Contos clássicos de vampiro – Vários autores (Hedra)

O mito da criatura sobrenatural que se alimenta de sangue existe em diferentes culturas e já inspirou inúmeros autores. Essa coletânea reúne contos vampirescos de autores como Byron e Théophile Gautier, entre outros. No livro também tem O vampiro, de John Polidori (primeira história de vampiro escrita em inglês) e O hóspede de Drácula, de Bram Stoker (que é um capítulo que foi excluído do livro mais famoso do escritor irlandês). Pra completar, Contos clássicos de vampiro apresenta um apêndice que inclui poemas de Goethe e Coleridge, além de uma vasta introdução que descreve as raízes do mito do vampiro e suas diversas aparições na literatura e no cinema.

8 – Deixa ela entrar – John Ajvide Lindqvist (Globo Livros)

Publicado originalmente em 2004, o livro do sueco Lindqvist é considerado uma das melhores histórias de vampiros dos últimos anos. Deixa ela entrar narra a relação entre Oskar, um garoto solitário e vítima de bullying, e sua nova vizinha, Eli. Apesar de aparentar ser uma menina comum de 12 anos, ela é uma vampira. Em 2008, foi lançada na Suécia uma adaptação cinematográfica de mesmo nome (com roteiro do próprio Lindqvist) e, dois anos, foi produzido um remake nos Estados Unidos, lançado por aqui como Deixe-me entrar.

9 – Crepúsculo – Stephanie Meyer (Intrínseca)

Goste-se ou não dos livros de Stephanie Meyer, uma coisa não dá pra negar: a história de amor entre Bella e Edward renovou o interesse dos adolescentes por vampiros. Muita gente reclamou das inovações imaginadas por Meyer para suas criaturas (seus vampiros podem tomar sol e até brilham quando são expostos a raios solares, por exemplo), mas a saga Crepúsculo (através dos livros e dos filmes) foi um dos grandes fenômenos pop do começo deste século. De quebra, ainda ajudou a despertar o interesse pela leitura em milhões de jovens pelo mundo afora.

10 – Os sete – André Vianco (Aleph)

Antes de encerrar, não dá pra não falar de Os sete, do escritor paulista André Vianco. O livro se passa numa cidade fictícia do Rio Grande do Sul, que é atacada por vampiros portugueses que estavam adormecidos num navio afundado há 500 anos. Uma curiosidade é que a primeira edição de Os sete, lançada em 1999, foi bancada pelo próprio André Vianco, com o dinheiro do FGTS que ele recebeu após perder o emprego. O autor voltou ao universo dos vampiros em vários outros livros e se tornou um dos principais escritores de literatura fantástica do Brasil.

Agora diz pra mim: quais desses você já leu? Lembra de mais algum pra me indicar? Conte nos comentários!

E se você quiser comprar algum desses livros, é só clicar nas capas para ser direcionado para o site da Amazon. Comprando através desses links, você colabora com o blog sem gastar nada mais por isso!

 Imagem da capa do post: Pexels

 

Um comentário em “Lista | 10 livros sobre vampiros para o mês do Halloween

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s