O dia 10 de janeiro de 2016 surpreendeu o mundo inteiro com uma notícia triste: o cantor, compositor, multi-instrumentista, artista plástico e ator David Bowie estava morto. Bowie lutava contra um câncer no fígado, condição que manteve secreta para os fãs e para a mídia. Sua morte aconteceu dois dias depois de ele completar 69 anos e de lançar o álbum Blackstar, que se tornou seu testamento artístico.
Certamente, a melhor maneira de entrar em contato com a arte de David Bowie é ouvir seus discos, mas existem no mercado brasileiro alguns livros que podem facilitar a imersão no universo (ou nos universos) criado por ele. Confira 5 na lista abaixo:
1 – O homem que vendeu o mundo – David Bowie e os anos 70 – Peter Doggett (Nossa Cultura)
David Bowie estourou para o sucesso nos anos 70. Foi nessa década que ele criou personagens icônicos como Ziggy Stardust e Aladdin Sane, além de ter lançado obras como a clássica “Trilogia de Berlim”. No livro, Peter Dogget analisa a obra de Bowie nesse período e explica como ela se conecta à época na qual foi produzida.
2 – David Bowie – Vários autores (Cosac Naify)
Em 2013 a vida de David Bowie foi o tema de uma mega exposição realizada no Victoria and Albert Museum, em Londres. Com artigos do arquivo pessoal do artista, ela foi um grande sucesso, sendo trazida para o Brasil no ano seguinte. Esse livro é um complemento à exposição, com textos sobre a carreira de Bowie e também sobre sua influência na moda, no cinema e na quebra de tabus sexuais, além de trazer muitas ilustrações. A má notícia é que, com o fim da Cosac Naify, o livro está esgotado… Ele pode ser encontrado na Estante Virtual, mas os preços estão bem salgados: a partir de 190 reais!
3 – O homem que caiu na Terra – Walter Tevis (Darkside Books)
Publicado originalmente em 1963, este clássico da ficção científica narra a história de um alienígena que vem para a Terra para tentar salvar a população de Anthea, seu planeta natal. David Bowie interpretou o protagonista quando a obra foi levada para os cinemas em 1976. O filme é um tanto estranho, mas se tornou cult. Bowie, depois de Space Oddity e Ziggy Stardust, foi a escolha perfeita para dar vida ao extraterrestre, que, no livro, é descrito como um homem alto, magro e andrógino .
4 – Bowie, a biografia – Mark Spitz (Benvirá)
O livro dá um bom panorama da vida e da carreira de David Bowie, da infância em Brixton até o estrelato mundial. Mas, como foi publicado em 2009, ficou desatualizado. Àquela altura do campeonato, a obra dava a entender que Bowie – há anos longe da mídia – estaria aposentado. O artista porém ainda lançaria dois ótimos álbuns: The next day (2013) e o já citado Blackstar (2016). Só não confunda esse livro com a biografia de mesmo nome escrita por Wendy Leigh, que deixa a música de lado e foca de forma sensacionalista na vida sexual e nos problemas com drogas de Bowie.
5 – Labirinto – A. C. H. Smith e Jim Henson (Darkside Books)
Novelização do clássico filme dos anos 80, Labirinto, a magia do tempo, no qual David Bowie se diverte interpretando o ambíguo Rei dos Duendes. Também foi lançado pela Darkside, numa edição caprichada como sempre. O livro traz ilustrações dos duendes do filme, além de trechos do diário do diretor Jim Henson (que, pra quem não sabe, foi um gênio na criação de marionetes, sendo a mente por trás da Vila Sésamo, dos Muppets e da Família Dinossauros). A música As the world falls down é da trilha sonora desse filme.
P.S. 1: É difícil apontar qual seria o melhor disco de Bowie. Meus preferidos são Hunky Dory, de 1971 (que tem Oh! You pretty things, Life on Mars, Queen Bitch e Changes), e The rise and fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars, de 1972 (que apresentou ao mundo o alter ego mais famoso de Bowie e tem clássicos como Starman, Ziggy Stardust, Five Years e Moonage Daydream).
P.S. 2: no último domingo, dia 8 (data do aniversário de Bowie) foi lançado o EP No plan, com quatro canções inéditas, que seriam as últimas gravadas por ele. A faixa-título ganhou um melancólico clipe:
→ Imagens extraídas da internet.
2 comentários em “Lista | 5 livros para entrar no universo de David Bowie”