Resenha | Coração de Aço, de Brandon Sanderson + Sorteio

capaCoração de Aço
Autor: Brandon Sanderson
Tradução: Isadora Prospero
Editora: Aleph
Páginas: 376
Compre pela Amazon: amzn.to/2y3IosX

Imagine a situação: num belo dia, vários seres humanos comuns ganham poderes especiais, como força descomunal e capacidade de voar. Eles seriam capazes de levar paz ao mundo e acabar com as guerras, certo? Mas e se, ao invés de se tornarem super-heróis, essas pessoas, batizadas de “Épicos”, decidissem utilizar suas habilidades para o mal? Esse é o ponto de partida da trama de Coração de Aço, do norte-americano Brandon Sanderson.

David + Executores x Coração de Aço

O protagonista do livro é David Charleston, um rapaz que, quando ainda era criança, viu seu pai ser morto por Coração de Aço, um dos Épicos mais poderosos do mundo. Antes de morrer, porém, o pai de David conseguiu o que parecia impossível: causar um pequeno ferimento em Coração de Aço. Até então, ele era tido como invulnerável.

O super-vilão elimina todas as provas e testemunhas do seu ferimento, exceto David, que consegue escapar de sua fúria. Nos dez anos seguintes, Coração de Aço conquista a subserviência de outros Épicos e assume o poder na cidade de Chicago, se transformando num verdadeiro tirano.

Enquanto isso, David cresce obcecado pelos Épicos e passa reunir toda e qualquer informação a respeito deles. Ele sabe que todos aqueles seres, apesar de seus poderes, possuem um ponto fraco, que permite que sejam mortos. Desde o assassinato de seu pai, o rapaz sabe que até Coração de Aço possui uma fraqueza, embora não faça ideia de qual ela seja. David pretende descobrir esse ponto fraco e se vingar, mas reconhece que não pode fazer isso sozinho. Por isso, ele se aproxima de um grupo clandestino que se dedica a matar os Épicos: os Executores.

A equipe é pequena, mas eficiente. Formado por Prof, Thia, Megan, Abraham e Cody, o grupo dos Executores é habilidoso com armas, ótimo com logística e conta com diversos aparatos tecnológicos. Depois de encontrá-los, David tem dois grandes desafios: ser aceito na equipe e convencer seus membros de que é possível matar Coração de Aço.

brendan-sanderson
O escritor Brandon Sanderson.

Ação de tirar o fôlego

O livro é muito, mas muito divertido! As cenas de perseguições e batalhas são de tirar o folego, e Brandon Sanderson sempre deixa algum gancho irresistível entre um capítulo e outro. Como eles são bem curtos, você vai emendar vários durante a leitura, um atrás do outro. É inegável que Sanderson sabe o que faz, como deixa claro em outras de suas obras, como Elantris e a saga Mistborn (publicadas no Brasil pela Leya). Brandon Sanderson também assumiu a responsa de finalizar a cultuada saga A Roda do Tempo (lançada aqui pela Intrínseca), depois que seu criador, Robert Jordan, morreu em 2007.

Coração de Aço é Entretenimento, com “E” maiúsculo. Não espere grandes questionamentos filosóficos (embora o livro tenha frases como “O poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente”) e se prepare para virar as páginas com ansiedade e entusiasmo. As piadas nonsense de Cody e as metáforas ruins de David são um pouco cansativas, mas você vai se pegar torcendo – muito – por eles!

Se você gosta dos filmes da Marvel, por exemplo, vai adorar Coração de Aço. E mesmo se você não gosta de heróis (ou vilões), mas curte distopias, também pode ler sem medo. Ah, é… esqueci de mencionar que a Nova Chicago comandada pelo Épico foi revestida de aço, não recebe a luz do sol e sua população vive em ruas subterrâneas. A capa da edição da Aleph, aliás, traz um elogio de James Dashner, autor de Maze Runner.

Sem dar spoilers, posso contar que o final do livro é redondo, e vários pontos que pareciam “forçação de barra” tornam-se perfeitamente aceitáveis no contexto da obra. Algumas mistérios, porém, ficam reservados para as duas sequências do livro, Tormenta de Fogo e Calamidade, que também serão publicadas pela Aleph até 2018.

E falando na Aleph, Coração de Aço foi uma das maiores apostas da editora para 2016, como você pode conferir no vídeo abaixo. Essa aposta não foi por acaso: o livro (que já teve seus direitos para o cinema comprados pela Fox) é demais!

AVALIAÇÃO

5-estrelas-2

E me parece que eu estou esquecendo de alguma coisa… Ah, é! O SORTEIO!

arte

A gente vai sortear um exemplar de Coração de Aço pelo Facebook do Valeu, Gutenberg! Confira o regulamento, siga as instruções e boa sorte!

1 – Curta a página do Valeu, Gutenberg! no Facebook (www.facebook.com/valeugutenberg);

2 – Compartilhe o post da promoção em modo público, marcando dois amigos nos comentários.

Observações:

– A promoção é válida de 07/12/2016 até o meio-dia de 21/12/2016.

– O nome do ganhador será divulgado aqui no blog, no Facebook e também no Instagram no dia 21/12/2016. Nós vamos tentar entrar em contato com o ganhador através do Facebook. Se ele não se manifestar até o dia 23/12/2016, um novo sorteio será realizado.

– O endereço de entrega para o qual o livro será enviado deve estar localizado no território brasileiro.

– O sorteio e a entrega do livro são de responsabilidade do Valeu, Gutenberg!. A Editora Aleph está isenta de responsabilidade em qualquer etapa dessa promoção.

Imagens extraídas da internet.

4 comentários em “Resenha | Coração de Aço, de Brandon Sanderson + Sorteio

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s