Resenha | No terror ‘Calmaria Forçada’, os personagens precisam enfrentar o passado e o sobrenatural

A escritora Rosane Montalvão não pega leve com os personagens de Calmaria Forçada, seu primeiro romance. Eles sofrem todo tipo de violência ao longo do livro, e são obrigados a revisitar feridas do passado que nunca cicatrizaram.

Alana, a personagem central, está em luto depois que seu único filho cometeu suicídio. A morte do jovem praticamente decretou o fim de seu casamento com o advogado Daniel. Este, por sua vez, também acabou de perder o pai, com quem tinha uma péssima relação.

Devastada, Alana tenta tirar a própria vida, mas sobrevive. Com a aprovação do marido, ela é encaminhada para um sanatório, que se revela um verdadeiro inferno na Terra.

Capa do livro Calmaria Forçada

O que move a trama é o acerto de contas com o passado, ou melhor, a impossibilidade desse acerto. Praticamente todos os personagens do livro passaram por traumas terríveis ou tomaram atitudes indefensáveis em algum momento. Rosane Montalvão brinca bastante com as certezas do leitor, alternando a visão que temos dos personagens desde o início até o desfecho. O sobrenatural ocupa um papel central nesse processo.

A autora trabalha muito bem as cenas de terror, principalmente os diversos episódios que se passam na clínica. A instituição remete, guardadas as devidas proporções, ao Hotel Overlook, de O Iluminado.

Entretanto, como acontece em muitos livros de estreia, Calmaria Forçada tem alguns problemas, principalmente de verossimilhança. Por exemplo: a facilidade com que Alana é mandada para o sanatório é pouco crível, assim como é uma solução simples demais o fato do endereço de uma instituição tão sinistra ser encontrado no Google. Além disso, há um excesso de situações chocantes, que algumas vezes parecem gratuitas.

Temos que lembrar, porém, que esse é apenas o primeiro romance de Rosane Montalvão. Seu trabalho merece ser acompanhado, principalmente por sua habilidade em criar passagens cheias de tensão. Destaco também a beleza dessa edição. A Geração Editorial caprichou nos detalhes e o livro ficou muito bonito.


CALMARIA FORÇADA
Autora:
Rosane Montalvão
Editora: Geração Editorial
Páginas: 160
Onde comprar: Amazon

*Livro enviado como cortesia pela editora.


Lucas Furlan é formado em Rádio e TV e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um apaixonado por livros.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s