“Um livro para pessoas que odeiam a ideia de autopromoção”. Austin Kleon define assim Mostre seu trabalho, livro que é uma sequência natural do best-seller Roube como um artista. Em dez capítulos, Kleon dá dicas de divulgação especialmente para quem trabalha com arte e criatividade, mas que também podem ser colocadas em prática por profissionais de outras áreas.
O autor aborda como lidar com críticas, como se apresentar para outras pessoas e acaba com o mito do “artista vendido” — que, segundo o senso comum, perderia a criatividade, a espontaneidade e/ou a liberdade ao se tornar bem-sucedido.
Embora trate também da divulgação “no mundo real”, o principal foco de Austin Kleon está no ambiente online. O autor demonstra a importância das comunidades virtuais e das trocas de experiência entre o profissional e seus seguidores.

Mostre seu trabalho foi publicado lá fora em 2014, três anos antes da edição brasileira, e é muito interessante como Kleon antecipou a importância do compartilhamento de bastidores. Na época da publicação, esse fenômeno já acontecia no YouTube, no Facebook e no Twitter, mas não com a mesma força de hoje em dia nos Stories do Instagram — que ainda não existiam. No livro, ele defende que sejam postados apenas assuntos relacionados aos bastidores do trabalho; no entanto, sabemos agora como intimidades e futilidades aleatórias são capazes de gerar engajamento.
Concordo com o autor sobre a importância de se ter um espaço online só seu, com a sua identidade, seja um site ou um blog. Afinal, redes sociais vêm e vão. O Valeu, Gutenberg! está nas principais redes sociais, mas o blog continua sendo a espinha dorsal de tudo.
Assim como Roube como um artista, Mostre seu trabalho é um livrinho muito bacana. Não é revolucionário, mas apresenta várias ideias interessantes e inspiradoras pra você que quer divulgar o que faz.
MOSTRE SEU TRABALHO
Autor: Austin Kleon
Tradução: Isabel W. De Nonno
Editora: Rocco
Páginas: 224
Onde comprar: Amazon

Postado por Lucas Furlan
É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.