Resenha | Antologia Dark, de Cesar Bravo (organização)

Organizada por Cesar Bravo, Antologia Dark reúne 14 contos inéditos de escritores brasileiros inspirados na vasta bibliografia de Stephen King.

As abordagens dos autores são variadas. Cláudia Lemes e André Pereira, por exemplo, imaginam sequências para O cemitério e A incendiária, respectivamente; já Vitor Abdala, Marco de Castro e Ferréz utilizam personagens, acontecimentos e cenários brasileiros para recontar as histórias de Blockade Billy, Carrie, a estranha e Aluno inteligente.

Outros autores partem de alguma ideia original de King para criar um texto totalmente diferente, como é o caso de O terceiro testamento, de Antônio Tibau, uma das minhas histórias preferidas. João, o protagonista, parece ter um dom muito parecido com o que John Smith, personagem principal de A zona morta, possui: ele é capaz de conhecer a essência das pessoas apenas tocando nelas. João acredita ser um enviado de Deus, mas há quem diga que ele é louco. A evolução do conto é impressionante e o desfecho é completamente inesperado e desconcertante.

Entre os contos que mais gostei, destaco também Granizo fino, do próprio Cesar Bravo. Nele, o autor imagina o que teria acontecido com o garoto que morre em Outono da inocência – O corpo, novela de Stephen King que deu origem ao filme Conta comigo.

Antologia Dark ainda reúne ótimas histórias de Carol Chiovatto, Everaldo Rodrigues, Fernando Toste, Alexandre Callari e Soraya Abuchaim. O livro também tem contos de Ilana Casoy e Andrea Killmore (pseudônimo que Casoy usa quando escreve em parceria com Raphael Montes), ou seja, é uma boa pedida pra quem gostou de Bom dia, Verônica.

A edição da DarkSide Books está muito caprichada, e as espetaculares ilustrações de Hokama Souza são a cereja do bolo que deixam o livro ainda mais sinistro.

Comprando no site da DarkSide, você ganha um caderno exclusivo.

Homenagem made in Brazil

Obviamente, quem já é leitor do Stephen King vai pegar todas as referências presentes nas narrativas. Mas, mesmo quem não é familiarizado com seu trabalho, vai conseguir desfrutar da leitura das belas histórias de terror reunidas aqui. Antes de cada conto, há um pequeno texto sobre a obra original.

É muito difícil que uma coletânea de contos, ainda mais escrita por vários autores, seja perfeita, e no caso de Antologia Dark não é diferente. O leitor vai encontrar aqui vários contos excelentes e alguns regulares, mas, de uma forma geral, o resultado é muito bom.

Stephen King ficaria orgulhoso dessa bela homenagem made in Brazil!


Avaliação: 4 de 5.

ANTOLOGIA DARK
Autor:
Cesar Bravo (organização)
Editora: DarkSide Books
Páginas: 242
Onde comprar: Amazon | DarkSide Books

*Livro recebido através da parceria com a DarkSide Books.


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s