Organizada por Cesar Bravo, Antologia Dark reúne 14 contos inéditos de escritores brasileiros inspirados na vasta bibliografia de Stephen King.
As abordagens dos autores são variadas. Cláudia Lemes e André Pereira, por exemplo, imaginam sequências para O cemitério e A incendiária, respectivamente; já Vitor Abdala, Marco de Castro e Ferréz utilizam personagens, acontecimentos e cenários brasileiros para recontar as histórias de Blockade Billy, Carrie, a estranha e Aluno inteligente.
Outros autores partem de alguma ideia original de King para criar um texto totalmente diferente, como é o caso de O terceiro testamento, de Antônio Tibau, uma das minhas histórias preferidas. João, o protagonista, parece ter um dom muito parecido com o que John Smith, personagem principal de A zona morta, possui: ele é capaz de conhecer a essência das pessoas apenas tocando nelas. João acredita ser um enviado de Deus, mas há quem diga que ele é louco. A evolução do conto é impressionante e o desfecho é completamente inesperado e desconcertante.

Entre os contos que mais gostei, destaco também Granizo fino, do próprio Cesar Bravo. Nele, o autor imagina o que teria acontecido com o garoto que morre em Outono da inocência – O corpo, novela de Stephen King que deu origem ao filme Conta comigo.
Antologia Dark ainda reúne ótimas histórias de Carol Chiovatto, Everaldo Rodrigues, Fernando Toste, Alexandre Callari e Soraya Abuchaim. O livro também tem contos de Ilana Casoy e Andrea Killmore (pseudônimo que Casoy usa quando escreve em parceria com Raphael Montes), ou seja, é uma boa pedida pra quem gostou de Bom dia, Verônica.
A edição da DarkSide Books está muito caprichada, e as espetaculares ilustrações de Hokama Souza são a cereja do bolo que deixam o livro ainda mais sinistro.

Homenagem made in Brazil
Obviamente, quem já é leitor do Stephen King vai pegar todas as referências presentes nas narrativas. Mas, mesmo quem não é familiarizado com seu trabalho, vai conseguir desfrutar da leitura das belas histórias de terror reunidas aqui. Antes de cada conto, há um pequeno texto sobre a obra original.
É muito difícil que uma coletânea de contos, ainda mais escrita por vários autores, seja perfeita, e no caso de Antologia Dark não é diferente. O leitor vai encontrar aqui vários contos excelentes e alguns regulares, mas, de uma forma geral, o resultado é muito bom.
Stephen King ficaria orgulhoso dessa bela homenagem made in Brazil!

ANTOLOGIA DARK
Autor: Cesar Bravo (organização)
Editora: DarkSide Books
Páginas: 242
Onde comprar: Amazon | DarkSide Books
*Livro recebido através da parceria com a DarkSide Books.

Postado por Lucas Furlan
É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.