Resenha | Vida de gato, de Serge Baeken

— Eu quero um gato!

Esse é o primeiro pensamento que vem à cabeça assim que a gente termina a leitura da HQ Vida de gato, primeiro livro do desenhista belga Serge Baeken a ser lançado no Brasil.

Na obra, Baeken narra como foi a convivência com alguns dos muitos felinos que ele teve em sua vida, mostrando, na maior parte do tempo, o ponto de vista dos gatos. O principal destaque é Mascavo, um bichano arteiro e orelhudo que viveu 18 anos com o desenhista.

Os quadrinhos em preto e branco retratam as caçadas, as demonstrações de carinho, as sonecas, as traquinagens… Quem já teve gato com certeza vai se identificar com as situações apresentadas aqui. Saber como foi o fim da vida dos gatinhos de Baeken dá um aperto no coração, mas a HQ transborda carinho e ternura.

O quadrinista belga Serge Baeken.

Original e divertido

A disposição dos quadrinhos em Vida de gato é muito interessante. Num primeiro momento, parece que a configuração é bem careta, com 24 quadros por página, todos do mesmo tamanho. Mas a forma como o artista distribui os desenhos por esses espaços é brilhante! Algumas sequências são narradas na horizontal, outras na vertical; às vezes um único desenho se divide em vários quadrinhos, e por aí vai. Ainda assim, o livro não é confuso em nenhum momento.

A forma como Serge Baeken representa seus gatos também é muito divertida. Nós “ouvimos” suas vozes (às vezes eles conversam entre si e também com seus donos) e vemos seus sonhos. Numa das passagens mais divertidas, Mascavo, depois de arranhar o desenhista e levar uns tabefes, fica gigantesco e ameaça seu dono de morte.

Detalhe do livro Vida de Gato, com o marcador exclusivo da DarkSide Books.
Comprando o livro no site da DarkSide Books, você ganha esse marcador exclusivo.

Uma declaração de amor aos gatos

A leitura de Vida de gato é muito gostosa e só é uma pena que o livro seja tão curtinho… Dá vontade que a leitura não acabe! As últimas páginas do volume apresentam um “Gatálogo”, onde Baeken desenha uma infinidade de bichanos e reafirma sua paixão por esses animais. A edição da DarkSide Books tem a beleza e o capricho de sempre, e a tradução de Raquel Moritz (do canal Pipoca Musical) é excelente.

Vida de gato é uma grande declaração de amor e é absolutamente imperdível pra todos que são loucos por felinos!


Avaliação: 5 de 5.

VIDA DE GATO
Autor:
Serge Baeken
Tradução: Raquel Moritz
Editora: DarkSide Books
Páginas: 88
Onde comprar: Amazon | DarkSide Books

*Livro recebido através da parceria com a DarkSide Books.


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

3 comentários em “Resenha | Vida de gato, de Serge Baeken

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s