Você já assistiu Campo do medo, novo filme de terror produzido pela Netflix? O longa foi escrito e dirigido por Vincenzo Natali e é uma adaptação da novela In the tall grass, escrita em 2012 por Stephen King em parceria com seu filho, Joe Hill. No post de hoje eu falo — sem dar spoilers — sobre essas duas obras.
Perdidos no matagal
A história é a seguinte: dois irmãos, Cal e Becky, estão fazendo uma viagem de carro e, ao passarem em frente a um imenso matagal, escutam a voz de um menino pedindo ajuda. Aos gritos, o garoto diz que entrou ali com os pais e todos acabaram se perdendo.
Cal e Becky (que está grávida) decidem ajudar a criança. Uma vez dentro do matagal, porém, eles também acabam se perdendo. À medida que as horas passam, os irmãos percebem que existe uma força sinistra no local, que ameaça não só a sanidade deles, como também suas vidas.
A ideia da trama é promissora e as duas obras começam muito bem, mas, na minha opinião, ambas ficam abaixo das expectativas.
Mesmo sendo uma novela curta, fica a impressão de que In the tall grass poderia ser reduzida para um conto ainda mais breve. No filme, o problema da duração fica mais evidente: muitos elementos foram adicionados, especialmente na segunda parte, tornando o resultado final um tanto confuso e cansativo.
Campo do medo tomou algumas liberdades em relação ao texto original, como a questão da passagem do tempo (que surpreende quando aparece pela primeira vez), a maior participação dos personagens Travis e Ross Humboldt (este é interpretado por Patrick Wilson, o nome mais conhecido do elenco) e o desfecho. Mas essas mudanças não nos salvam do velho clichê: o filme é apenas regular, sendo inferior ao texto original.
In the tall grass é uma boa novela, e King e Hill conseguem transmitir toda a claustrofobia e desorientação que Cal e Becky experimentam no interior do matagal. Os personagens passam por situações nojentas, chocantes e grotescas — se você tiver o estômago muito fraco, deve pensar duas vezes antes de ler. Mas, assim como acontece com o filme, acredito que In the tall grass seria mais potente e assustador se fosse mais curto e menos arrastado.

Campo do medo está disponível na Netflix, e o eBook (em inglês) de In the tall grass pode ser comprado na Amazon.
Você já assistiu o filme ou leu a novela? Gostou? Conte pra mim nos comentários!

Postado por Lucas Furlan
É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.
Discordo, o filme fechou melhor, deixou mais ar de ficção científica com a conexão de tempo deles. Os livros do King são todos chatos e truncados, isso concordo
CurtirCurtir