Lista | 5 antologias pra quem quer mergulhar de cabeça na literatura brasileira

De uns tempos pra cá, uma tendência vem sendo seguida por várias editoras brasileiras: reunir diversas obras de um mesmo escritor em boxes ou num único volume, com preços razoavelmente acessíveis. A seguir tem algumas indicações de livros nesse formato, pra você que quer mergulhar de cabeça em clássicos da literatura brasileira.

Machado-ok.jpg1 – Todos os romances e contos consagradosMachado de Assis (Nova Fronteira)

O box reúne, em três volumes, desde Ressurreição, o primeiro romance de Machado, de 1872, até o último, Memorial de Aires, de 1908. Obviamente, inclui também Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro, além de uma seleção com os melhores contos do maior escritor brasileiro.

 

raduan-ok-22 – Obra completaRaduan Nassar (Companhia das Letras)

O escritor paulista vive recluso há mais de 30 anos, mas é dono de uma obra reconhecida internacionalmente. Esse volume reúne os dois romances escritos por ele (Lavoura arcaica, de 1975, e o breve Um copo de cólera, lançado três anos depois), o livro de contos Menina a caminho (de 1994) e algumas novidades, como dois contos e um ensaio que nunca tinham sido publicados no Brasil.

 

monteiro-ok3 – Contos completosMonteiro Lobato (Biblioteca Azul)

Atualmente, Monteiro Lobato é mais reconhecido como o autor dos livros infantis da turma do Sítio do picapau amarelo, mas ele também foi um contista de mão cheia. Esse volume reúne todos os livros de contos que ele escreveu: Urupês, Cidades mortas, Negrinha e O macaco que se fez homem, publicados originalmente entre 1918 e 1923.

 

clarice-ok4 – Todos os contosClarice Lispector (Rocco)

Organizado pelo norte-americano Benjamim Moser, biógrafo de Clarice, o volume foi lançado nos Estados Unidos em 2015, antes de sair no Brasil. O livro foi considerado pelo New York Times como um dos grandes lançamentos daquele ano. Todos os contos reúne as histórias curtas de autoria de Clarice, desde os primeiros textos da adolescência até os escritos da maturidade.

 

oswald-ok5 – Poesias reunidasOswald de Andrade (Companhia das Letras)

Depois de lançar os poemas completos de nomes como Paulo Leminski, Ana Cristina Cesar e José Paulo Paes, a Companhia das Letras publicou a obra poética integral do modernista Oswald de Andrade. Lançado no final do mês passado, o livro tem ainda 22 poemas inéditos, e ilustrações de Lasar Segall e Tarsila do Amaral.

 

Imagens extraídas da internet.

2 comentários em “Lista | 5 antologias pra quem quer mergulhar de cabeça na literatura brasileira

    1. Oi, Barbara! Concordo plenamente! Reconheço que ainda tem pouca literatura brasileira aqui no blog, mas pretendo mudar isso neste ano. Obrigado pelo comentário! Um abraço!

      Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s