Lista | 6 livros de Roald Dahl que foram adaptados para o cinema

13 de setembro é dia de celebrar o nascimento do escritor galês Roald Dahl. Ele nasceu em 1916 e faleceu em 1990, e teve uma vida bem movimentada: entre outras coisas, foi piloto da RAF (a Força Aérea Real Britânica) durante a Segunda Guerra Mundial, participou de inúmeras ações de caridade, escreveu livros para adultos, e foi roteirista de cinema e TV (o roteiro de Com 007 só se vive duas vezes é dele). Mas Dahl é lembrado, principalmente, por seus livros voltados ao público infantil. Preocupado com questões familiares e dono de um humor bem peculiar (e por vezes sombrio), ele teve diversas obras adaptadas para o cinema – e, com certeza, você já assistiu vários desses filmes.

(Clique nas capas dos livros para ser direcionado para o site da Amazon).

1 – A fantástica fábrica de chocolate
Tradução: Dulce Horta
Ilustrações: Quentin Blake
Editora: Martins Fontes
Páginas: 172

Publicada em 1964, a história do garoto Charlie, que encontra um bilhete premiado e ganha um passeio pela fábrica de chocolates do excêntrico Willy Wonka é, sem dúvida, o livro mais popular de Roald Dahl. Foram duas adaptações: a de 1971 (estrelada por Gene Wilder) e a de 2005 (dirigida por Tim Burton e com Johnny Depp no papel de Wonka). Dahl não teve tempo de ver a versão de Burton, mas nunca gostou do primeiro filme – apesar de hoje ele ser considerado um clássico. Foram vários os motivos, mas um deles é que, segundo o escritor, o protagonismo ficou com Willy Wonka, quando, na verdade, o personagem principal é Charlie (o título original do livro é Charlie and the chocolate factory). A decepção foi tanta que Roald Dahl não permitiu que a sequência da história, Charlie e o grande elevador de vidro, fosse transformada em filme.

2 – As bruxas
Tradução: Jefferson Luiz Camargo
Ilustrações: Quentin Blake
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 240

O livro, de 1983, conta a história de um garoto órfão que, durante as férias, se hospeda com a avó num luxuoso hotel. Ele descobre que lá está acontecendo a reunião das bruxas da Inglaterra – que são as mais cruéis do planeta. Elas têm um plano cruel: transformar todas as crianças do mundo em ratos! A adaptação foi lançada em 1990 e saiu no Brasil com o título de Convenção das bruxas. O filme foi dirigido por Nicolas Roeg e tem no elenco nomes como Anjelica Huston e Rowan Atkinson (ele mesmo, o Mr. Bean).

3 – Matilda
Tradução: Cecília Camargo Bartalotti
Ilustrações: Quentin Blake
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 260

A história de Matilda, a garotinha que ama ler e possui poderes telecinéticos, foi publicada por Roald Dahl em 1988 e chegou aos cinemas 8 anos depois. É curioso como Dahl apresenta os personagens adultos, com exceção da Srta. Mel (ou Miss Honey), como simplórios e ignorantes, enquanto Matilda é inteligentíssima – aos 4 anos ela já tinha lido obras como Moby Dick, As vinhas da ira e O velho e o mar. O filme, dirigido por Danny DeVito (que também interpreta o pai da Matilda), é bem fiel ao livro e conquistou verdadeiros adoradores.

4 – James e o pêssego gigante
Tradução: Angela Mariani
Ilustrações: Quentin Blake
Editora: 34
Páginas: 208

O livro, um dos primeiros publicados por Dahl, foi lançado em 1961. O protagonista é um menino órfão que é criado por duas tias malvadas. Um dia, ele encontra um enorme pêssego no jardim da casa delas e descobre que a fruta é habitada por insetos grandes e falantes. James e o pêssego gigante é uma ótima amostra do estilo peculiar de Dahl: os pais de James foram mortos por um rinoceronte (!) e os insetos são muito mais “humanos” do que as tias do protagonista. A adaptação cinematográfica, que mistura animação e atores reais, foi lançada pela Disney em 1996, com direção de Henry Selick e produção de Tim Burton.

5 – O fantástico Senhor Raposo
Tradução: Jefferson Luiz Camargo
Ilustrações: Quentin Blake
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 96

O personagem que dá título ao livro (publicado em 1970) é uma raposa malandra e inteligente, que precisa enganar os fazendeiros Boque, Buno e Bino para conseguir comida para sua família. A obra foi transformada numa animação em stop-motion em 2009, com direção do cultuado Wes Anderson (responsável por filmes como Os excêntricos Tenenbaums e O grande hotel Budapeste). Quem dá voz ao Senhor Raposo é George Clooney, e o elenco ainda conta com Meryl Streep e Bill Murray, entre outros astros e estrelas.

6 – O BGA
Tradução: Angela Mariani
Ilustrações: Quentin Blake
Editora: 34
Páginas: 288

As letras do título são a abreviação de “o bom gigante amigo”. Dahl publicou esse livro em 1982 e o dedicou a sua filha Olivia, que morrera com apenas 7 anos de idade. A protagonista da história é mais uma criança órfã, dessa vez a menina Sofia. Numa noite, ela vê um gigante e, como acontece com todas as pessoas que veem uma dessas criaturas, é levada para a Terra dos Gigantes. Steven Spielberg dirigiu a adaptação para o cinema, que foi batizada no Brasil com o nome completo, sem as iniciais: O bom gigante amigo. Apesar de ter sido lançado pela Disney e de ter a “grife” Spielberg, o longa teve uma das menores bilheterias entre todos os filmes do diretor.

Viu só? Mesmo que você nunca tenha lido nenhum livro de Roald Dahl, com certeza você já entrou em contato com várias de suas histórias. Se você curte livros infantis, precisa se aprofundar no trabalho desse autor galês.

 Imagens extraídas da internet.

4 comentários em “Lista | 6 livros de Roald Dahl que foram adaptados para o cinema

  1. Sem dúvidas Roald Dahl é um dos meus autores preferidos. Já tive o prazer de ler “Matilda” e gostei muito, o filme também é maravilhoso!
    Sem falar dos filmes, a maioria já assisti: A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE (2005), AS BRUXAS e por último MATILDA. Os que não vi estão na minha lista! 😀
    Parabéns pelo post, ficou ótimo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s