Resenha | Revista A Taverna 02 (vários autores)

O surgimento da revista digital A Taverna foi uma ótima notícia para leitores e escritores de ficção especulativa. Foram duas edições até agora: a primeira saiu em janeiro do ano passado, e a segunda em julho. Diogo Ramos e Otniel P. Pereira foram os editores-chefes dessa edição 2, e Harumi Namba foi a artista responsável pela capa. Além das cinco narrativas selecionadas, a revista apresenta também um prólogo escrito por Letícia Werner.

Os 5 contos dessa edição

O primeiro conto é O que o vento sul sussurra, de H. Pueyo. Nessa ficção científica, a Terra é atingida com frequência por cometas e asteróides, e, para proteger a humanidade, foram construídos escudos por todo o planeta. Elias, sempre acompanhado da inteligência artifical Heloise, é o único responsável pela base isolada que controla o escudo da Patagônia. A chegada de uma nova funcionária, Lolla, vai transformar a dinâmica do local, trazendo à tona segredos, inseguranças e particularidades de todos eles. Na minha opinião, esse é o melhor conto da revista.

Ana Lúcia Merege, criadora da série de fantasia Athelgard (publicada pela editora Draco), é a autora da segunda história, O touro vermelho. Nela, o estudante espanhol Antonio, acompanhado de seus colegas de escola, visita o Palácio de Knossos, em Creta, local que remete às origens do mito do Minotauro. A princípio parece ser apenas um conto sobre relacionamentos adolescentes, mas a trama toma um rumo inesperado perto do final.

Em seguida vem Limiar, de Jaime de Andruart. Gaúcho, o protagonista, percorre os pampas em busca do valioso touro que foi roubado do seu patrão. A história tem uma forte pegada de Western, e, aos poucos, ganha contornos fantásticos e sobrenaturais. Pouca coisa é explicada em Limiar, mas o conto é intrigante.

+Leia também: Resenha | Revista A Taverna 01 (vários autores)

A quarta narrativa, Alameda dos ratos, é de autoria de Guilherme Alaor e se passa num reino não identificado. Um reportador a serviço do Conde (o soberano do local) é enviado para a zona portuária conhecida como Alameda dos Gatos para investigar alguns acontecimentos recentes. Lá, ele é recebido pelo narrador do conto, El Ratón, e descobre que a área é cheia de segredos e possui uma lei própria.

Por fim, encerrando a coletânea, temos outra ficção científica: Lembre-se, setembro, de Diego Araújo. A história se passa no Brasil, daqui a 3 mil anos, numa sociedade avançada tecnologicamente (as pessoas possuem corpos com elementos cibernéticos), mas dividida em castas — com um sistema de pontuação que lembra bastante o do episódio Nosedive, da série Black Mirror. O personagem Antônizo Z3F1 narra sua busca por Elísio F4, um amigo com quem não consegue contato há algum tempo. Antônizo teme que Elísio esteja planejando tirar a própria vida.

Disponível no Kindle Unlimited

Os cinco contos que entraram nessa segunda edição da revista A Taverna se passam em universos bem construídos e são diferentes entre si. Há uma preocupação clara com a representatividade dos personagens, e isso é louvável. Entretanto, na minha opinião, essa edição é ligeiramente inferior à primeira. Isso porque achei o conjunto da obra um pouco irregular, com alguns contos bem melhores e mais originais do que outros.

Apesar disso, indico bastante a leitura da revista e estou ansioso pela terceira edição! A equipe da Taverna é séria e comprometida em divulgar a ficção especulativa brasileira, e faz um trabalho que merece ser acompanhado. Os eBooks das duas edições estão à venda na Amazon e podem ser lidos gratuitamente por assinantes do Kindle Unlimited.

Acesse o site atavernarevista.com.br, conheça mais sobre a revista e saiba como enviar seu conto para o processo seletivo das próximas edições.


Avaliação: 3.5 de 5.

REVISTA A TAVERNA 2
Autores:
Vários autores
Editora/Selo: Taverna
Páginas: 103
Onde comprar: Amazon


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

2 comentários em “Resenha | Revista A Taverna 02 (vários autores)

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s