Lista | 10 episódios pra você fazer uma mini-maratona da série Black Mirror

A Netflix anunciou na semana passada que Black Mirror foi renovada para uma quinta temporada. Apesar de não ter sido revelado quantos novos episódios serão produzidos – e nem quando eles estreiam -, a notícia deixou os fãs da série (como este que vos escreve) entusiasmados.

O seriado de ficção científica criado por Charlie Brooker se tornou um dos maiores fenômenos da atualidade, apresentando uma visão normalmente sombria sobre a condição humana frente ao avanço da tecnologia. A maior parte dos episódios se passa num futuro próximo, mas suas histórias são assustadoramente próximas da nossa realidade.

A postagem de hoje é pra você que ainda não assistiu Black Mirror, e está tendo dificuldades em colocar as séries atrasadas em dia. Eu preparei uma lista com 10 episódios fundamentais da série pra você fazer uma mini-maratona. Como os episódios são independentes (embora existam referências e elementos recorrentes entre eles), montei também uma sequência que você pode seguir:

1 – Hino nacional (The national anthem, Temporada 1 – Episódio 1)

Comece a mini-maratona pelo primeiro episódio de todos, pra que você veja, logo de cara, que Black Mirror nunca esteve para brincadeiras. Na trama, a adorada princesa Susannah, da família real britânica, é sequestrada. Pra que ela não seja morta, o sequestrador tem uma única exigência: o primeiro-ministro deve fazer sexo com uma porca, ao vivo e em rede nacional de televisão. Como a opinião pública se comportaria numa situação dessas?

2 – Manda quem pode (Shut up and dance, Temporada 3 – Episódio 3)

Depois, continue com outro episódio que, assim como Hino Nacional, não tem nenhuma tecnologia tão distante das que possuímos hoje em dia. O jovem Kenny tem seu computador invadido por hackers, que gravam o rapaz num momento íntimo. Ele tem seu celular rastreado e precisa cumprir uma série de tarefas pra que as imagens não sejam divulgadas. Mas até onde Kenny é uma vítima? O episódio é estrelado por Alex Lawther (o James de The end of the f***ing world) e Jerome Flynn (o Bronn de Game of thrones).

3 – 15 milhões de méritos (Fifteen million merits, Temporada 1 – Episódio 2)

Depois de dois socos no estômago, assista um episódio com um tom mais alegórico e satírico. Bing (o ator Daniel Kaluuya, protagonista de Corra!) e outras pessoas vivem confinadas e têm como missão pedalar para gerar energia. A única maneira de escapar dessa rotina é participar de um bizarro programa de TV, que é um show de talentos no estilo de American Idol.

4 – Urso branco (White bear, Temporada 2 – Episódio 2)

Uma mulher acorda sem saber quem é e nem onde está, mas logo descobre que pessoas armadas e mascaradas estão tentando matá-la. Por que ela está sendo perseguida? E por que todo mundo, ao invés de ajudá-la, fica filmando a perseguição com seus celulares? Existe uma explicação e ela é chocante…

5 – Toda a sua história (The entire history of you, Temporada 1 – Episódio 3)

No futuro, tudo o que as pessoas veem e ouvem fica registrado num chip que elas implantaram na cabeça. Elas podem acessar as próprias lembranças e até transmiti-las em aparelhos de TV. Imagine a encrenca que dá quando alguém começa a desconfiar que foi traído? É exatamente isso que acontece com o casal Liam e Ffion… Esse episódio é um dos mais marcantes de Black Mirror e chamou a atenção até do Robert Downey Jr.: o “Homem de Ferro” comprou os direitos de adaptação para transformar Toda a sua história em um filme, mas existem pouquíssimas informações sobre o projeto.

6 – San Junipero (Idem, Temporada 3 – Episódio 4)

Depois de dois episódios tão perturbadores, melhor assistir a um mais leve. San Junipero começa em 1987 e conta a história do relacionamento de duas mulheres: a tímida Yorkie e a ousada Kelly. Quando Kelly desaparece, a gente percebe que a realidade da cidade turística de San Junipero é mais complexa do que parece… O episódio tem um tom mais otimista e rendeu a Black Mirror dois prêmios Emmy em 2017.

7 – Queda livre (Nosedive, Temporada 3 – Episódio 1)

Ok, vamos manter o clima agradável com o episódio que chega mais perto de ser uma comédia. Em Queda livre, o status das pessoas depende da nota de avaliação que elas recebem numa rede social; por isso, a interesseira Lacie precisa aumentar sua nota a qualquer custo, pra que fique apta a se mudar para um condomínio de luxo. Mas por mais que ela se esforce, tudo parece dar errado. O episódio foi protagonizado por Bryce Dallas Howard e é uma crítica clara à futilidade de muitas pessoas nas redes sociais.

8 – Volto já (Be right back, Temporada 2 – Episódio 1)

Pronto, você já pode voltar ao clima normal de Black Mirror com um dos melhores episódios de todos! Ash e Martha são um casal comum, até que ele morre num acidente de carro. Pouco tempo depois de descobrir que está grávida, Martha começa a utilizar um programa de inteligência artificial que reproduz a personalidade do namorado morto. Pra isso, o programa se baseia em gravações telefônicas e postagens antigas dele nas redes sociais. É, mas nem tudo é perfeito… O casal principal é interpretado por Hayley Atwell (a Agente Carter da Marvel) e Domhnall Gleeson (de Ex Machina: Instinto artificial e dos novos filmes de Star Wars).

9 – Hang the DJ (Idem, Temporada 4 – Episódio 4)

Assista outro episódio mais leve antes do clímax. Que tal um aplicativo de namoro que mostrasse, não apenas a pessoa com quem você deve se relacionar, mas também o tempo que vocês devem ficar juntos? Essa é a premissa de Hang the DJ. No episódio, Frank e Amy são unidos pelo tal aplicativo e são claramente feitos um para o outro. O problema é que eles devem ficar juntos apenas por algumas horas, antes que sejam obrigados a partirem para outros relacionamentos… Ah, não dá pra burlar o sistema, já que ele é institucionalizado e vigiado pela polícia… Cá entre nós, nenhum episódio inspirado pela música Panic, do The Smiths, poderia ser ruim.

10 – Natal (White Christimas, Especial de Natal)

Espera aí? Um especial de Natal? De Black Mirror? Sim, eles tiveram a manha de fazer isso! E o episódio é absolutamente perturbador. Nele, dois homens (um deles é vivido por Jon Hamm, astro da série Mad Man) estão isolados numa cabana durante o Natal. Como estão ali há cinco anos e mal se conhecem, eles decidem conversar sobre suas vidas pregressas. O episódio reúne várias histórias, uma dentro da outra, e é genial. Muita gente diz que Black Mirror é uma séria que “desgraça” nossas cabeças; eu acho difícil achar um episódio mais “desgracento” do que esse especial de Natal…

Essa é a minha sugestão para uma mini-maratona de Black Mirror. Você sentiu falta de algum episódio? O que acha da série? Conte pra mim nos comentários!

Imagens extraídas da internet.

3 comentários em “Lista | 10 episódios pra você fazer uma mini-maratona da série Black Mirror

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s