Qual a origem de Moonlight: Sob a Luz do Luar?

Não vai ter jeito… A cerimônia do Oscar 2017 vai ficar marcada pra sempre pela gafe que ocorreu durante a entrega do troféu de “Melhor Filme”. Devido a uma troca nos envelopes, La la land: cantando estações chegou a ser anunciado como o vencedor, mas, enquanto a equipe do musical ainda fazia seus agradecimentos, foi esclarecido que o verdadeiro ganhador era Moonlight: sob a luz do luar.

Moonlight foi um dos grandes vencedores da noite e faturou também as estatuetas de “Melhor Ator Coadjuvante” (para Mahershala Ali) e “Melhor Roteiro Adaptado”. Ao ler essas três palavras a gente já imagina que existe um livro por trás do filme, mas a origem de Moonlight é um pouco diferente. Nesta postagem eu conto mais pra você.

mccraney-ok
O ator e dramaturgo Tarell Alvin McCraney.

O roteiro de Moonlight: sob a luz do luar é uma adaptação do texto In moonlight black boys look blue, escrito pelo ator e dramaturgo norte-americano Tarell Alvin McCraney. Seu título pode ser traduzido como “sob a luz do luar todos os garotos negros parecem tristes” ou ainda, num jogo de palavras envolvendo as palavras black e blue, “sob a luz do luar todos os garotos negros parecem azuis”.

O texto foi escrito para um trabalho numa escola de teatro que McCraney frequentava, mas o próprio autor não a considera uma peça tradicional. Numa entrevista a rede NBC, ele contou que o texto original de Moonlight não tem marcações típicas do teatro, como “descem as cortinas” ou “o fulano entra no palco pela esquerda”. McCraney também explicou que “a peça” nunca foi encenada – e, provavelmente, nunca será.

Para escrever In moonlight black boys look blue, Tarell Alvin McCraney se baseou em suas experiências de vida e nas dificuldades que enfrentou por ser pobre, negro e homossexual. Ele cresceu numa região de Miami chamada Liberty City (ironicamente “Cidade da Liberdade”), onde o diretor Barry Jenkins também morou. Depois de conhecer o texto, mesmo sem ser gay, Jenkins se identificou profundamente com diversos aspectos da história. Ele adquiriu os direitos para o cinema e convidou McCraney para escrever a adaptação com ele. Nem preciso falar que a parceria deu muito certo, né?

No momento, Tarell Alvin McCraney está focado exclusivamente na divulgação de Moonlight, mas já revelou que pretende continuar atuando e escrevendo novas peças de teatro e roteiros de cinema.

Moonlight: sob a luz do luar está em cartaz no Brasil. Confira o trailer do filme:

Imagens extraídas da internet.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s