Bob Dylan ganha o Nobel de literatura

As tradicionais casas de apostas inglesas jogavam suas fichas no queniano Ngugi wa Thiong’o, no japonês Haruki Murakami e no sírio Adonis, mas não teve pra ninguém: o grande ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2016 foi Bob Dylan!

Os dois principais livros do cantor e compositor norte-americano são a coletânea de poemas Tarântula, de 1971, e a celebrada autobiografia Crônicas: volume um, de 2004 (eleita recentemente pela Billboard como a melhor obra sobre música que já foi escrita).

escrevendo

Mas ao justificar sua escolha, a Academia Sueca levou muito mais em conta o lado compositor/letrista do que o lado escritor de Dylan. Segundo a instituição responsável pelo Nobel, Bob Dylan “criou novas expressões poéticas dentro da grande tradição das canções americanas”.

De fato, Dylan é considerado o maior poeta do rock. Suas músicas serviram de trilha sonora para os movimentos civis dos anos 60 e suas letras foram fundamentais pra que o rock and roll amadurecesse. Nomes essenciais do estilo, como os Beatles, os Rolling Stones e Jimi Hendrix, jamais esconderam sua admiração pelo artista.

Bob Dylan, cujo nome verdadeiro é Robert Allen Zimmerman, nasceu em Duluth, em 1941, mas cresceu na pequena cidade de Hibbing, no estado do Minnesota. Depois de se mudar para Nova Iorque aos 18 anos, ele lançou seu primeiro disco em 1962. Seu mais recente álbum, Fallen Angels, saiu em maio deste ano, trazendo basicamente versões de músicas famosas na voz de Frank Sinatra.

dylan

Com certeza, os mais conservadores vão torcer o nariz, mas, na minha opinião, o prêmio é mais do que merecido!

Imagens extraídas da internet.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s