O lar das crianças peculiares: ler o livro antes ou ir direto ver o filme?

Estreia nesta quinta-feira, 29 de setembro, um dos filmes mais aguardados por leitores do mundo inteiro: O lar das crianças peculiares. O longa foi dirigido por ninguém menos que Tim Burton e é uma adaptação do livro O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, escrito pelo norte-americano Ransom Riggs. Publicada originalmente em 2011, a obra se tornou um fenômeno e é um dos livros mais vendidos no Brasil na atualidade.

Confira a sinopse do livro (retirada do site da Editora Leya):

Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares: elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo… E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas.

E também o trailer do filme:

Como fã de Tim Burton, estou curioso para ver o filme. Pelo trailer, dá pra perceber que o visual é incrível! Isso sem falar no elenco, que tem nomes como Eva Green, Samuel L. Jackson, Asa Butterfield, Terence Stamp e Judi Dench.

Mas… uma das principais regras dos apaixonados por literatura é “só veja o filme depois de ler o livro”. É aí que está o problema…

Ainda não li O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares e, apesar da premissa ser instigante e do livro ter se tornado um best-seller, as críticas em sites, blogs e até no Skoob estão bem divididas. Muita gente acha que o livro não entrega tudo o que a sinopse, o título e a capa prometem…

Não me leve a mal, normalmente eu não me baseio apenas em críticas para escolher minha próxima leitura, mas gostaria de saber a opinião de você que já leu a obra de Riggs: devo apostar na leitura e deixar o filme para depois, ou ir direto conferir a arte de Tim Burton?

Este blogueiro indeciso está aberto a sugestões e opiniões sobre o livro e o filme, ok? Deixe seu comentário abaixo e também no facebook!

PS: Pra quem não sabe, O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares é o primeiro volume de uma trilogia. Os outros livros são  Cidade dos Etéreos e Biblioteca de Almas. Existe ainda um quarto livro, Contos Peculiares, que reúne historias que são citadas nas demais obras. O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares é o único da série publicado pela Editora Leya; os demais saíram no Brasil pela Intrínseca.

Atualização:

Em novembro de 2016, a Editora Intrínseca lançou uma nova edição do primeiro livro da trilogia, com o nome O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, colocando, assim, a coleção completa em seu catálogo.

Imagens extraídas da internet

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s