Novo volume destaca um dos meus personagens favoritos: o Abandonado
A série em quadrinhos “Condado Maldito” chega ao ótimo quinto volume destacando um dos moradores mais interessantes do condado de Harrow: o Abandonado. Pra quem não está acompanhando a série, trata-se de uma criatura parecida com um touro gigante, com quatro olhos e ar furioso e melancólico.
Na primeira parte do volume finalmente sabemos mais sobre o passado do personagem e sua ligação com a família de Emmy, que foi apresentada no livro anterior. Aliás, é a chegada da família que faz com que o Abandonado se aproxime de Emmy — a protagonista da série —, de quem ele vinha mantendo relativa distância.
Além de contar sobre suas origens, a criatura faz uma revelação inesperada sobre a garota, que intriga e explica muita coisa ao mesmo tempo.
O Abandonado continua sendo o personagem central na segunda metade do volume, quando ele precisa se defender de caçadores que vão até Harrow atrás dele. Não vou contar qual é o desfecho desse embate, mas posso dizer que não vão faltar sangue e vísceras.

Na resenha de “Condado Maldito 4” escrevi que, por mais que estivesse gostando da série, ela parecia um pouco sem rumo, com diversas tramas paralelas e muitos personagens novos entrando em cada volume. Agora, porém, parece que o foco está sendo ajustado, devido, principalmente, à definição dos antagonistas.
Como já tinha acontecido no volume três, o desenhista Tyler Crook divide as artes aqui com Carla Speed McNeil — ela ficou com os capítulos um e dois, com cores de Jenn Manley Lee, enquanto ele assume nos capítulos três e quatro. O estilo dos desenhos não é tão diferente, mas é com as aquarelas de Crook que nós nos sentimos realmente de volta ao condado de Harrow.
CONDADO MALDITO 5: ALMAS ABANDONADAS
Autores: Cullen Bunn (texto), Tyler Crook e Carla Speed McNeil (desenhos) e Jenn Manley Lee (cores)
Tradução: Jim Anotsu
Editora: DarkSide Books
Preço: R$ 89,90 (128 págs.)
Onde comprar: Amazon | DarkSide Books
Livro recebido através da parceria com a editora.

