A partir de uma internação forçada, escritora Elieni Caputo acerta as contas com a família e com o sistema psiquiátrico
“Laço de Fita” é um livro corajoso. Nele, Elieni Caputo parte de um acontecimento real e terrível — sua internação forçada em um hospital psiquiátrico durante um surto — para relatar suas experiências e expor sua visão sobre como as pessoas com transtornos mentais são tratadas.
Narrado em primeira pessoa, o livro é construído basicamente como um monólogo. Um interlocutor, que parece ser um psiquiatra ou psicólogo, faz algumas intervenções pontuais durante o relato da autora. Com isso, o leitor se sente como se fosse uma mosquinha na parede acompanhando uma sessão de terapia.
Não é apenas por ser um relato verídico que “Laço de Fita” é corajoso, mas, principalmente, pelo estilo de Elieni Caputo. Ela descreve com lucidez seus delírios e paranoias, e não esconde a raiva e o ressentimento.
São muitos os alvos da fúria da escritora: a estrutura dos serviços psiquiátricos; a indústria farmacêutica; os colegas de trabalho que a internaram; o abandono da família.

Sua mãe é quem recebe as críticas mais contundentes, pela forma abusiva como criou a filha. Os trechos que descrevem a convivência das duas — com a mãe opressora sendo chamada, entre outras coisas, de Deus — remetem a “Carta ao Pai”, de Franz Kafka, autor que é mencionado algumas vezes no livro.
O estilo da autora também salva “Laço de Fita” de ser apenas um desabafo cheio de rancor. Com ótimas tiradas, autoironia e sarcasmo, Elieni Caputo faz confissões inusitadas, como: “O máximo que fiz em surto, juro, foi jogar as calcinhas da vizinha no telhado.”
É difícil que o leitor não sinta empatia pela autora. Esse sentimento fica mais forte quando nos deparamos com as selfies, prints de conversas e cópias dos relatórios psiquiátricos reais que foram inseridos no texto.
“Laço de Fita” foi uma grande descoberta. Não é um livro fácil — no sentido de ser agradável —, mas é marcante e muito bem escrito.
LAÇO DE FITA
Autora: Elieni Caputo
Editora: Quixote+Do
Preço: R$ 45 (100 págs.)
Onde comprar: Amazon
Livro recebido através da parceria com a Oasys Cultural.