Resenha | ‘As Maiores Novidades – Uma Viagem no Tempo’, de Marcelo Ferroni

Em seu quinto romance, “As Maiores Novidades — Uma Viagem no Tempo”, Marcelo Ferroni usa a ficção científica pra fazer uma sátira mordaz do universo corporativo, mais precisamente das empresas de tecnologia.

No livro, os técnicos de controle de qualidade da Challenger Enterprises — uma multinacional gigante do ramo de celulares — descobrem que o novo aparelho da empresa, o Challenger Ten, que está na fase final de testes, apresenta uma anomalia: ele é capaz de afetar o passado e, em consequência, também o presente.

Embora o celular seja usado algumas vezes e ocorram viagens no tempo (de uma maneira muito criativa, aliás), o tom irônico sobre o meio empresarial é a principal característica do livro. Não por acaso, a maior parte da história se passa em salas de reuniões onde, apesar da descoberta revolucionária, discute-se se o aparelho esquenta ou se a estratégia de marketing precisará ser mudada.

Pra intensificar ainda mais essa característica, Ferroni constrói seus personagens como tipos bem específicos: o CEO ganancioso, o designer arrogante, o gerente inseguro, etc. Isso faz com que o desenvolvimento dos personagens seja um pouco rígido, mas fortalece a figura da técnica Patricia. Ela é a única que parece capaz de entender as implicações da nova tecnologia e se torna a personagem central do romance.

O ambiente da empresa também é apresentado como o mais tóxico possível, com muita tensão, inveja e rivalidade.

“As Maiores Novidades — Uma Viagem no Tempo” é uma leitura muito relevante e que leva a várias reflexões. É impossível ler e não traçar paralelos com as big techs atuais. Como a Challenger Enterprises, elas muitas vezes desprezam — intencionalmente ou não — o impacto e as consequências de seus produtos na vida dos usuários.

Outro destaque do livro é que ele faz parte de uma experiência transmídia. A leitura é complementada através do podcast “A Última Notícia”, que se situa após o final do romance e apresenta especialistas explicando como o Challenger Ten afetou o mundo.

Capa do post: o escritor Marcelo Ferroni. (Divulgação)


AS MAIORES NOVIDADES
Autor:
Marcelo Ferroni
Editora: Mapa Lab
Páginas: 128
Onde comprar: Amazon

Livro enviado como cortesia pela editora.


Lucas Furlan é formado em Rádio e TV e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um apaixonado por livros.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s