Resenha | A história por trás da História, de Marcelo Lacativa

Marcelo Lacativa é médico, mas uma das grandes paixões da sua vida é a Segunda Guerra Mundial. O interesse pelo conflito rendeu muitas viagens, pesquisas e dois livros: o romance Sob as cinzas de Stalingrado (de 2008, publicado originalmente pela Rocco) e A história por trás da História, que a editora Livros Ilimitados me enviou como cortesia. Como o título indica, a obra se propõe a esclarecer alguns eventos marcantes envolvendo a Segunda Guerra que entraram pro imaginário popular em versões “levemente distorcidas”.

Lacativa explica, por exemplo, que a famosa foto de Joe Rosenthal dos soldados americanos hasteando a bandeira dos Estados Unidos em Iwo Jima não registra o instante exato da conquista da ilha japonesa, como muita gente acredita; na verdade, a foto foi tirada momentos depois, quando a primeira bandeira usada estava sendo substituída por outra maior.

Da mesma forma, o autor conta que não é verdade que Hitler se recusou a cumprimentar o atleta Jesse Owens nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, por ele ser negro. Segundo Lacativa, já no segundo dia das competições, o líder nazista parou de sair da sua tribuna para parabenizar os vencedores, fossem eles quem fossem.

A famosa foto de Joe Rosenthal tirada em Iwo Jima.

Mas A história por trás da História não se resume a essas correções históricas. Marcelo Lacativa apresenta também várias figuras que deixaram sua marca na guerra: as letais aviadoras russas que ficaram conhecidas como “Bruxas da Noite”; o soldado inglês que sempre carregava seu guarda-chuva; o garoto que enganou a marinha americana e conseguiu se alistar quando tinha apenas 13 anos; o coreano que foi forçado a lutar por três países diferentes (e foi feito prisioneiro em todas as ocasiões).

Os principais eventos da guerra estão no livro, como o Dia D, a Operação Valquíria e os ataques a Hiroshima e Nagasaki. A participação da Força Expedicionária Brasileira também é lembrada. Tudo é narrado com muita clareza e fluidez.

O escritor e médico Marcelo Lacativa.

A história por trás da História tem alguns problemas pontuais na edição que podem ser corrigidos no futuro, como alguns erros de revisão e certas repetições que uma preparação de texto mais rigorosa não deixaria passar. O livro é ricamente ilustrado, mas as fotos não são creditadas. Além disso, a bibliografia é apresentada de maneira bem simples, apenas com os títulos dos livros consultados e seus respectivos autores. Mas nada disso compromete a experiência de leitura.

A obra de Marcelo Lacativa é muito interessante, repleta de informações e curiosidades. Se você se interessa pela Segunda Guerra Mundial, vale a pena conhecer!


A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA
Autor:
Marcelo Lacativa
Editora: Livros Ilimitados
Páginas: 244
Onde comprar: site da Livros Ilimitados

*Livro recebido como cortesia da editora Livros Ilimitados.


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s