Lista | Meus filmes preferidos de Star Wars

Hoje é dia 4 de maio (May the 4th, em inglês), data mundialmente conhecida como Star Wars Day! Por isso, vou listar meus filmes preferidos da saga criada por George Lucas, dos que eu menos gosto até os meus favoritos. Além dos 9 “oficiais”, incluí na lista também os spin-offs Rogue One e Han Solo. Atenção: o texto pode conter spoilers.

poster star wars o ataque dos clones

11 – EPISÓDIO II: ATAQUE DOS CLONES (2002)

O segundo capítulo da trilogia prequel é, na minha opinião, o mais fraco de todos. É aqui que a Guerra dos Clones tem início, mas tudo é muito superficial, dos cenários digitais ao romance entre Anakin e Padmé. Meu destaque: é a primeira vez que vemos o Mestre Yoda lutando, num duelo contra o Conde Dookan.

solo

10 – HAN SOLO: UMA HISTÓRIA STAR WARS (2018)

O filme que mostra a juventude de Han Solo teve uma produção pra lá de conturbada, que incluiu cenas refilmadas e troca de diretor. O longa não é de todo ruim e o desempenho de Alden Ehrenreich no papel principal não compromete, mas o filme acrescenta muito pouco ao universo de Star Wars. Meu destaque: o primeiro encontro entre Han Solo e Chewbacca.

a ameaca fantasma

9 – EPISÓDIO I: A AMEAÇA FANTASMA (1999)

O filme conta como Anakin Skywalker foi descoberto pelos Jedi e mostra os primeiros passos de Palpatine rumo ao golpe que culminou na criação do Império, mas é bem decepcionante. O roteiro é confuso, as atuações são fracas… e ainda tem o Jar Jar Binks. Meu destaque: o duelo entre Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi contra Darth Maul ao som de Duel of the Fates.

a ascensao skywalker

8 – EPISÓDIO IX: A ASCENSÃO SKYWALKER (2019)

O fim da saga Skywalker desagradou muita gente. Eu não o acho tão ruim e até gostei de alguns fan services, mas me incomoda a opção pelas soluções mais fáceis e óbvias, assim como a rejeição a Os últimos Jedi. Meu destaque: o tema de Star Wars tocando na chegada de Lando na batalha espacial do final.

o despertar da força

7 – EPISÓDIO VII: O DESPERTAR DA FORÇA (2015)

Gosto de Rey, Poe Dameron, Finn, BB8 e Kylo Ren, mas é impossível ignorar como O despertar da força se espelha em Uma nova esperança. Apesar disso, o filme tem humor, ótimos efeitos especiais e é bastante divertido. Meu destaque: o retorno dos personagens clássicos.

o retorno de jedi

6 – EPISÓDIO VI: O RETORNO DE JEDI (1983)

A conclusão da trilogia clássica é um dos filmes mais infantis de toda a saga, principalmente pela presença dos ewoks, mas tem ótimos momentos. Meu destaque: o conflito final entre Luke, Darth Vader e Palpatine.

a vinganca dos sith

5 – EPISÓDIO III – A VINGANÇA DOS SITH (2005)

Sei que alguns leitores podem considerar uma blasfêmia eu colocar A vingança dos Sith na frente de O retorno de Jedi, mas gosto de como o filme é movimentado. Vemos o surgimento de Darth Vader, o nascimento de Luke e Leia, o extermínio dos Jedis e o trágico embate entre Anakin e Obi-Wan no planeta Mustafar. Meu destaque: a execução da Ordem 66.

rogue one

4 – ROGUE ONE: UMA HISTÓRIA STAR WARS (2016)

Acredito que nem o fã mais ardoroso de Star Wars acreditava que Rogue One seria um filme tão bom. É uma aventura de guerra e espionagem, que aborda temas como perda e sacrifício. Embora todos saibamos o resultado da missão (o roubo dos planos da Estrela da Morte), o final é empolgante e surpreendente. Meu destaque: a aparição espetacular e assustadora de Darth Vader.

os ultimos jedi

3 – EPISÓDIO VIII: OS ÚLTIMOS JEDI (2017)

Muita gente odiou as inovações trazidas pelo diretor e roteirista Rian Johnson (principalmente a mudança de Luke Skywalker), mas, na minha opinião, são elas que fazem esse filme ser tão bom. Os últimos Jedi é surpreendente, cheio de reviravoltas e nós nunca sabemos o que vai acontecer. Meu destaque: a cena de Kylo Ren e Rey contra a guarda pretoriana de Snoke.

uma nova esperanca

2 – EPISÓDIO IV: UMA NOVA ESPERANÇA (1977)

O primeiro filme da saga a chegar aos cinemas continua sendo uma obra muito especial, e é fácil entender como ele fascina tanta gente há mais de 40 anos. Uma nova esperança é uma grande aventura, com personagens que se tornaram eternos e efeitos especiais que são interessantes até hoje. Meu destaque: o clímax, com o ataque rebelde à Estrela da Morte.

o imperio contra ataca

1 – EPISÓDIO V: O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (1980)

Esse é uma barbada: O Império contra-ataca é o filme preferido de 99,9% dos fãs de Star Wars. Imagino a reação das pessoas ao assistirem esse episódio V no cinema e se depararem com tantas surpresas e reviravoltas. Muito bem dirigido por Irvin Kershner, continua sendo um filmaço até hoje. Meu destaque: não tem como não ser a revelação bombástica de Darth Vader para Luke, um dos momentos mais marcantes da história do cinema.

É isso aí, pessoal. Essa é a minha lista de filmes favoritos de Star Wars. Ela já mudou algumas vezes e acredito que deva mudar tantas outras ao longo dos anos. Quero saber quais são os preferidos de vocês! Contem pra mim nos comentários!

A saga está no Amazon Prime Video

Ah, um último lembrete: com exceção de Han Solo: uma história Star Wars, todos esses filmes entraram para o catálogo do Amazon Prime Video. Vocês podem fazer um teste gratuito de 30 dias clicando aqui e aproveitar para assistir todos eles. Se gostarem, podem assinar depois por apenas R$9,90 por mês, tendo direito a outros benefícios como frete grátis na Amazon em milhares de produtos, acesso ao Prime Music e muito mais!

Que a Força esteja com vocês!


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s