Resenha | Quem é você, Alasca?, de John Green

Quem é você, Alasca? foi o primeiro romance do escritor John Green, autor do mega best seller A culpa é das estrelas. O livro foi lançado em 2005, mas voltou a ser assunto graças ao serviço de streaming Hulu, que o transformou numa minissérie de 8 episódios que acabou de estrear.

Antes e depois

O protagonista e narrador de Quem é você, Alasca? é o solitário adolescente Miles Halter, um grande especialista nas últimas palavras de personalidades históricas. Inspirado pela última frase dita pelo poeta francês François Rabelais antes de morrer (“Vou em busca de um Grande Talvez”), ele decide sair da casa dos pais na Flórida para estudar em Culver Creek, um tradicional colégio interno do Alabama.

Lá, ele recebe o apelido de “Bujão”, devido à sua magreza, e se torna um grande amigo do aspirante a rapper Takumi Hikohito e de Chip “Coronel” Martin, seu companheiro de quarto. Mas a pessoa que mais o fascina na nova escola é a linda, instável e explosiva Alasca Young. Mesmo sabendo que ela já tem namorado, Miles se apaixona platonicamente por ela.

A sinopse de Quem é você, Alasca? pode não ser muito original, mas a construção do livro é. O romance é divido em duas partes, denominadas Antes e Depois. Exatamente na metade, acontece uma tragédia, que afeta profundamente os personagens e muda o tom da história.

Como vou sair desse labirinto?

Eu gostei muito de A culpa é das estrelas (a minha resenha sobre o livro não me deixa mentir), mas Quem é você, Alasca? não me atingiu da mesma forma. Achei o texto um pouco repetitivo, com inúmeros porres de vinho, cigarros e trotes (alguns divertidos, outros nem tanto). Pelo menos, John Green não coloca uma aura angelical em seus adolescentes: Miles e seus amigos bebem e fumam escondidos, colam nas provas, assistem aula de ressaca, são ingênuos e, às vezes, até fazem sexo.

Gostei mais da segunda parte do que da primeira. Os conflitos dos personagens se tornam mais sérios e profundos após a tragédia que acontece, e a história ganha ares quase detetivescos. John Green consegue equilibrar a melancolia e o humor com os principais temas do livro: o amadurecimento, o luto, o perdão, e a forma como nos vemos e enxergamos os outros.

Uma característica muito interessante é que o romance cita inúmeras obras literárias. Se Miles gosta da última frase de Rabelais, Alasca, uma ávida leitora, vive intrigada com as últimas palavras de Simón Bolívar, citadas em O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez: “Como vou sair desse labirinto?”.

O escritor norte-americano John Green.

Quem é você, Alasca? foi — e é — o livro de cabeceira de muitos adolescentes. Eu sei que não faço parte do público-alvo da obra; talvez se eu tivesse lido o romance com a mesma idade dos personagens, 15 anos, eu teria gostado mais. No entanto, é inegável que Quem é você, Alasca? tem personalidade, qualidade importante considerando que se trata de um livro de estreia.

Eu li o eBook da edição comemorativa de 10 anos do lançamento do livro, que tem como extras textos adicionais de John Green, trechos excluídos e/ou modificados e uma seção de perguntas e respostas com o autor. A editora Intrínseca acaba de lançar uma nova versão dessa edição comemorativa, que tem como novidade uma sobrecapa da série.

capa-quem-e-voce-alasca

QUEM É VOCÊ, ALASCA?
Autor:
John Green
Tradução:
Edmundo Barreiros
Editora:
Intrínseca
Páginas:
336
Onde comprar:
Amazon


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s