Lista | 6 curiosidades sobre “Green Book — o guia”

Para a surpresa de muitos, Green Book – o guia foi eleito o “Melhor filme” na edição 2019 do Oscar. Dirigido por Peter Farrelly, o longa se passa em 1962 e é baseado numa história real: a amizade entre o pianista negro Don Shirley (vivido por Mahershala Ali) e seu motorista Frank Vallelonga, conhecido como Tony Lip (interpretado por Viggo Mortensen). Juntos, eles viajam pelo sul dos Estados Unidos, uma área terrivelmente racista.

Green book – o guia também recebeu as estatuetas de “Melhor roteiro original” e “Melhor ator coadjuvante”, pelo desempenho de Ali. Eu separei 6 curiosidades sobre o filme. Confira!

1 – O filme é um colecionador de prêmios

Apesar de não ser o grande favorito para ganhar o Oscar de “Melhor filme”, Green book já havia faturado vários prêmios importantes. No Festival de Toronto, onde aconteceu sua première, o filme recebeu o People’s Choice Award. No Globo de Ouro foram cinco indicações e três troféus, que anteciparam as conquistas no Oscar: “Melhor filme musical ou comédia”, “Melhor ator coadjuvante” e “Melhor roteiro original”.

Elenco e equipe de “Green Book — o guia” recebem o Oscar de “Melhor Filme”.

2 – É o primeiro drama de Peter Farrelly

Peter Farrelly já é um veterano do cinema, mas Green Book — o guia foi o primeiro drama dirigido por ele. Ao lado de seu irmão, Bobby Farrelly, Peter foi o responsável por algumas das comédias de maior sucesso dos anos 90 e começo dos anos 2000, como Débi e Lóide, Quem vai ficar com Mary?, Eu, eu mesmo e Irene e O amor é cego. O ator Mahershala Ali se referiu a ele como “um diretor estreante com 25 anos de experiência”.

Peter Farrelly (no centro) dirige Viggo Mortensen (à esquerda) e Mahershala Ali (à direita).

3 – O que era o “Green Book”?

O Green Book que dá nome ao filme é um livro que existia de verdade, o The negro motorist green book. Ele foi escrito por Victor Hugo Green e foi publicado entre 1936 e 1967. O livro era um guia que indicava para motoristas e viajantes negros estabelecimentos onde eles eram bem-vindos — em vários lugares dos Estados Unidos, os proprietários brancos podiam, por lei, se recusar a receber clientes negros. Além de mostrar onde haveria um atendimento digno, o guia visava aumentar a segurança dos afrodescendentes, já que eles corriam o risco de serem mortos se entrassem no local errado.

Capas de diferentes edições de “The negro motorist green book”.

4 – Nem todo mundo gostou do filme

Apesar das inúmeras premiações, Green book — o guia também recebeu críticas negativas. A família de Don Shirley diz que ele e Tony Lip nunca tiveram uma amizade tão próxima quanto aparece no filme. Shirley também é apresentado como alguém alienado e pouco preocupado em relação ao racismo, mas seus parentes afirmam que ele era bastante envolvido com a luta pelos direitos civis, sendo muito amigo de Martin Luther King. Alguns críticos também defendem que, como o roteiro foi construído a partir do ponto de vista do personagem branco, a questão do racismo, embora presente, é tratada de forma palatável e superficial.

O pianista Don Shirley (1927-2013).

5 – Dedicado a “Larry the crow”

O filme é dedicado a “Larry the crow”, um corvo que acompanhou boa parte das filmagens. O pássaro chegou a ser atingido por um carro, mas recebeu cuidados especiais do próprio Viggo Mortensen.

Mahershala Ali e Viggo Mortensen em cena do filme.

6 – Tony Lip se tornou ator

Corpulento e com forte sotaque ítalo-americano, Tony Lip atuou como figurante e fez pequenas participações em diversos filmes, normalmente no papel de policiais ou mafiosos. Sua filmografia é de dar inveja: O poderoso chefão, Um dia de cão, Touro indomável, Os bons companheiros, Donnie Brasco… Mas seu papel mais famoso foi na televisão: ele deu vida ao mafioso Carmine Lupertazzi na série Família Soprano.

Tony Lip (sentado) em cena de “Família Soprano”.

Você assistiu Green Book – o guia? Acha que o Oscar foi merecido? Conte pra mim nos comentários!

Um comentário em “Lista | 6 curiosidades sobre “Green Book — o guia”

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s