Sabia que “O Rei Leão” tem tudo a ver com um clássico de Shakespeare?

O trailer da versão em live-action de O Rei Leão foi lançado no dia 22 de novembro e emocionou todo mundo. O trailer mexeu especialmente com quem era criança ou adolescente em 1994, quando o desenho original da Disney estreou.

Mas a história do leãozinho Simba remete a uma obra bem mais antiga, que foi escrita entre o final do século XVI e o começo do século XVII. E não é uma obra qualquer: O Rei Leão tem tudo a ver com Hamlet, uma das peças mais importantes de William Shakespeare.

(Se você não quiser spoilers da peça ou do desenho, é melhor parar de ler por aqui, ok?)

Semelhanças…

Preste atenção na história: existe um rei que vive soberano com sua esposa e seu filho, o príncipe, até que é covardemente assassinado por seu irmão invejoso. O irmão assume o trono. Depois de relutar bastante, o príncipe decide enfrentar o tio e vingar a morte do pai.

Basicamente, essa é a sinopse tanto de O Rei Leão quanto de Hamlet. E os paralelos não param por aí. Nas duas obras, são os espíritos dos pais mortos (Rei Hamlet e Mufasa) que abrem os olhos dos filhos (o príncipe Hamlet e Simba) para o destino que os aguarda.

…e diferenças

Mas a peça de Shakespeare foi apenas uma das inspirações da Disney e, apesar da mesma premissa, existem muitas diferenças entre as duas obras. Hamlet se passa na Dinamarca, enquanto a história de O Rei Leão acontece nas savanas da África. Após a morte do pai, Simba foge para o exílio; Hamlet se finge de louco para esconder seus planos de vingança.

Nala, o par romântico de Simba, não é uma personagem trágica como Ofélia, que é apaixonada por Hamlet. Os impagáveis Timão e Pumba também não têm personagens correspondentes na peça de Shakespeare.

Além disso, como era de se esperar, o final do desenho da Disney é muito mais feliz do que o desfecho da peça de Shakespeare, que termina com sangue pra todo lado.

Shakespeare atemporal

Mas, mesmo com essas diferenças, é óbvio que os roteiristas de O Rei Leão buscaram inspiração em Hamlet.

As peças de Shakespeare tratam de questões atemporais e seus personagens vivem conflitos que poderiam acontecer em diferentes lugares e épocas. Esses são alguns dos motivos pelos quais William Shakespeare é considerado um dos maiores gênios da história da humanidade, e suas peças continuam sendo encenadas — e adaptadas — até os dias de hoje.

Você já viu o trailer do novo O Rei Leão? Quer ver de novo? Então, confira! O filme tem direção de Jon Favreau e estreia em 2019.

Um comentário em “Sabia que “O Rei Leão” tem tudo a ver com um clássico de Shakespeare?

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s