Diários #11 | Sobre o curso de Produção Editorial da Universidade do Livro

Em fevereiro, eu postei aqui no blog um texto sobre os cursos realizados pela Universidade do Livro (UNIL) da Fundação Editora da Unesp. Eu participei do curso de Produção Editorial à distância e hoje vou contar um pouco sobre as minhas impressões.

Introdução à Produção Editorial

O curso de Produção Editorial teve uma duração de 42 horas e foi ministrado por Laura Bacellar. Com longa experiência na área, ela aborda nos vídeos e textos das aulas todas as etapas da produção de um livro, e divide com os alunos seus métodos de trabalho.

Os vídeos também contam com depoimentos de profissionais como o professor e escritor Pasquale Cipro Neto, o produtor gráfico Sidney Guerra e o publisher da Faro Editorial, Pedro Almeida, entre outros.

Como o curso é rápido e trata de uma grande variedade de assuntos, acredito que ele deva ser encarado como uma introdução para quem quer atuar na área. Com apenas 4 meses de duração, ele, obviamente, não tem a mesma profundidade do curso universitário de Produção Editorial, que dura 4 anos.

Penso também que as aulas não vão apresentar grandes novidades pra quem já trabalha no ramo. Entretanto, eu o recomendo para quem, como eu, tem interesse ou é iniciante no mercado de livros.

Vale a pena?

Laura Bacellar ensina sobre o trabalho com freelancers, tradutores e autores, fala sobre a escolha da capa, a preparação do texto, a diagramação, explica termos como frontispício, copidesque, prova, e muito mais. O aluno também aprende quais os softwares mais usados nas diferentes etapas da produção de um livro.

Ao final de cada aula, o estudante deve responder exercícios e participar de fóruns, que servem como avaliação e confirmação de presença. Durante o curso também foram realizados dois chats de vídeo com a professora.

Sobre a parte técnica da plataforma, tudo funcionou perfeitamente. Tive um pequeno problema de login no primeiro acesso, mas que foi resolvido após o envio de um único e-mail. A relação com a tutoria também foi excelente e o certificado ficou pronto com rapidez.

Pra encerrar, acredito que o curso de Produção Editorial da UNIL vale a pena. Ele foi desenvolvido com seriedade, o preço é justo e acessível, e sua realização será um adicional ao currículo de quem se interessa pelo assunto. Com certeza, continuarei acompanhando a Universidade do Livro e, tendo a oportunidade, voltarei a participar de outros cursos.

Pra saber mais, acesse o site da UNIL.

10 comentários em “Diários #11 | Sobre o curso de Produção Editorial da Universidade do Livro

  1. Adorei fazer o curso de Produção Editorial da UNIL! Um dos aspectos mais legais foi conhecer pessoas e projetos ligados aos livros durante a semana de apresentação, assim como também descobrir suas diferentes motivações para aprender mais sobre o processo editorial. Foi minha primeira experiência em um curso à distância e sai bem satisfeito com tudo. Vale demais a pena! Abração, querido Lucas!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá, boa noite!!!
    Estou cursando o Marketing para o mercado editorial e estou adorando!
    Muito bom ter a opinião positiva de alguém que já realizou um curso da plataforma!
    Vou ficar sempre de olho nos cursos de lá, pena que para mim só consigo os a distância.

    Parabéns pelo blog e conteúdo!!!
    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Tatijane, boa noite!

      Que bom que você está gostando do curso. Eu fiquei bem satisfeito com o curso de Produção Editorial.

      Valeu também pelo comentário e pelo elogio!

      Um abraço!

      Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s