Resenha | O mundo de gelo e fogo, de George R. R. Martin, Elio M. Garcia Jr e Linda Antonsson

Mundo-de-gelo-e-fogoO MUNDO DE GELO E FOGO – A HISTÓRIA NÃO CONTADA DE WESTEROS E AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO
Autores: George R. R. Martin, Elio M. Garcia Jr e Linda Antonsson
Editora: Leya
Tradução: Márcia Blasques
Páginas: 336
Minha avaliação: 5-estrelas-otimo / Ótimo
Onde comprar: Amazon

O mundo de gelo e fogo – a história nunca contada de Westeros e as crônicas de gelo e fogo é um livro impressionante. A edição da Leya é caprichada, as ilustrações são lindas e suas 336 páginas cobrem milênios da história do mundo criado por George R. R. Martin. Ainda assim, o livro pode não ser indicado a todo tipo de leitor.

Uma verdadeira enciclopédia

Você deve pensar: “Isso é óbvio. Quem não é fã de As crônicas de gelo e fogo ou da série Game of thrones não vai gostar do livro”. Sim, é fato, mas vou além: se a pessoa nunca leu os livros que inspiraram GOT, mesmo que seja fanática pela série, muito provavelmente ela não vai gostar de O mundo de gelo e fogo.

Digo isso pois o universo criado por Martin é tão vasto, que, em dado momento, acaba se tornando coisa para iniciados. São tantos povos, tantos territórios e tantos detalhes que, na parte final do livro (que cobre os territórios além do Mar Estreito) ele acaba se tornando um pouco cansativo.

O leitor (ou o telespectador) vai adorar saber mais sobre Bravos, Pentos e Volantis, ou, indo mais longe, sobre o pacífico e harmonioso povo de Naathi (terra natal de Missandei). Porém, o mesmo leitor pode enjoar de ler sobre cada uma das Ilhas do Verão, sobre Sothoros ou ainda sobre Leng e as planícies dos Jogos Nhai.

É possível comparar O mundo de gelo e fogo com os apêndices de J. R. R. Tolkien ao final de O retorno do rei. A riqueza dos detalhes é incrível, mas não é todo leitor que consegue passar por eles, mesmo que tenha adorado O senhor dos anéis.

Quem ainda não leu As crônicas de gelo e fogo não deve ter pressa para ter em mãos O mundo de gelo e fogo. Se você está lendo a saga de Martin neste momento e encontrar o livro numa dessas promoções irresistíveis, pode até comprar; mas talvez seja interessante utilizá-lo, a princípio, apenas como uma enciclopédia de consulta.

Mas, a partir de agora, a conversa é com os especialistas na saga.

Aegon 2
Ilustração de Magali Villeneuve presente no livro

Elio e Linda

Falando em especialistas, é preciso dar o crédito ao casal Elio M. García Jr. e Linda Antonsson. Eles são os fundadores do site westeros.org. e foram os coautores de O mundo de gelo e fogo. Não é exagero dizer que, depois de George R. R. Martin, eles são as maiores autoridades quando o assunto são os Sete Reinos.

Pois bem, se você é fã dos livros, pode mergulhar nessa obra sem medo. O mundo de gelo e fogo cobre desde a “Era da Aurora” até o “reino glorioso” de Robert Baratheon, descrevendo batalhas e todo tipo de povo: Primeiros Homens, Filhos da Floresta, Selvagens, Ândalos, Valirianos, Roinares e até… os Jogos Nhai.

Isso sem falar nos pequenos detalhes, como o papel “envelhecido”, e o nome de Joffrey rasurado (a quem o livro seria dedicado inicialmente), sendo substituído pelo de Tommen. As ilustrações também são fantásticas!

É incrível ler sobre Nymeria (que Arya Stark homenageou ao batizar sua loba gigante), sobre a personalidade do jovem Tywin Lannister, ou sobre a conquista de Aegon, Visenya e Rhaenys (usando força, inteligência e dragões)!

Aliás, o reinado de cada rei Targaryen é descrito com seus erros e acertos. Assim, ficamos sabendo mais sobre personagens citados frequentemente em As crônicas de gelo e fogo, como Maegor “o Cruel”, Daeron, “o Jovem Dragão” ou Baelor, “o Abençoado”. O livro também apresenta momentos que abalaram a dinastia Targaryen, como a “Dança dos Dragões”, a “Rebelião Blackfire”, o “Incêndio de Solarestival” e o “Desafio de Valdocaso”.

Eu adorei as partes sobre a formação de Westeros e os reinados Targaryen, mas achei meio maçantes as descrições dos territórios de fora do continente. Na internet, porém, é fácil achar textos de iniciados louvando justamente esses trechos.

Enfim, se você admira George R. R. Martin, O Mundo de gelo e fogo é muitíssimo interessante. Mas se você é “apenas” telespectador de Game of Thrones, pode colocar a obra na sua lista de compras futuras, mas só depois de A guerra dos tronos, A fúria dos reis, A tormenta de espadas, O festim dos corvos e A dança dos dragões.

Como eu já li todos os livros e achei que essa edição de O mundo de gelo e fogo ficou belíssima, vou desconsiderar as partes menos interessantes e – feitas as ressalvas – dar nota máxima!

6 comentários em “Resenha | O mundo de gelo e fogo, de George R. R. Martin, Elio M. Garcia Jr e Linda Antonsson

  1. Muito agradável e resenha completa. Vale a pena ler esta história. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei Guerra dos Tronos serie, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu sou o que se pode chamar de iniciado e mesmo assim concordo com você: a leitura das histórias das terras fora de Westeros é maçante.

    Porém, para mim, isso não é ruim. Dá um toque de livro de história com excesso de informação. Não queria um livro de entretenimento, mas de consulta mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s