Resenha | ‘Condado Maldito 8: Guerra das Bruxas’, de Cullen Bunn e Tyler Crook

Chegou a hora de dizer adeus ao condado de Harrow. A DarkSide acaba de publicar o oitavo e último volume de “Condado Maldito”, intitulado “Guerra das Bruxas”. Eu adorei ler essa série em quadrinhos, cujo primeiro volume saiu em 2020.

“Condado Maldito” conta a história de Emmy, uma garota de 18 anos que descobre ter poderes especiais, graças à sua conexão com seres sobrenaturais e muito antigos. Ela precisa usar esses poderes para proteger não só o condado onde mora, mas também as criaturas (chamadas de “assombrações”) que vivem lá.

Os personagens da série são cativantes, especialmente as assombrações. Os meus favoritos fazem parte desse grupo: o Garoto Sem Pele, a duende Priscilla e o Abandonado. A principal antagonista é a assustadora bruxa Hester Beck, cuja influência sombria está presente em cada página da história.

Mas a personagem mais importante é mesmo Emmy. É através dela que são abordados os principais temas da série: livre-arbítrio, responsabilidade e o peso das escolhas. Ao longo dos oito volumes, Emmy tem que tomar várias decisões difíceis e arcar com suas consequências, mesmo que isso a aproxime do lado obscuro da sua personalidade.

Detalhe de Condado Maldito 8: Guerra das Bruxas.

A mitologia por trás de “Condado Maldito”, que envolve as leis da família verdadeira de Emmy e os encontros no “Conclave”, é outro destaque. Ela é muito criativa e intrigante.

Como já era de se esperar, este oitavo volume apresenta a batalha final que vai decidir o destino do condado e de seus habitantes. Eu gostei bastante do clímax, que é repleto de ação e magia. Mas, na minha opinião, o confronto anterior, que acontece no final do volume sete, “Temporada das Sombras”, segue imbatível. Ele é mais eletrizante e tem um impacto emocional ainda maior. Porém, nada a reclamar. Gostei também do desfecho, que é coerente com a jornada de Emmy.

Acompanhar “Condado Maldito” por tanto tempo foi uma grande aventura. Vou sentir muita falta de Emmy, Bernice e dos demais habitantes de Harrow. Já estou com vontade de voltar para o volume um e ler toda a série novamente.


CONDADO MALDITO 8: GUERRA DAS BRUXAS
Autores:
Cullen Bunn (texto) e Tyler Crook (arte)
Tradução: Jim Anotsu
Editora: DarkSide Books
Páginas: 160
Onde comprar: Amazon | DarkSide

Livro recebido através da parceria com a DarkSide Books.


Deixe seu comentário