Resenha | ‘Veríssimas’, de Luis Fernando Verissimo

Como prometido, o post de hoje é sobre “Veríssimas”, de Luis Fernando Verissimo. Organizado pelo jornalista Marcelo Dunlop, o livro é muito bem definido em seu subtítulo: “frases, reflexões e sacadas sobre quase tudo”.

“Veríssimas” é construído como se fosse uma enciclopédia (ou dicionário) e apresenta verbetes de A a Z. Cada verbete corresponde a uma frase de Luis Fernando Verissimo retirada de livros, crônicas, cartuns, discursos e entrevistas. Pode ser uma definição da palavra ou uma reflexão sobre ela. Por exemplo, o verbete “mentira” vem acompanhado da frase:

“‘Olha o passarinho’ é a primeira grande mentira”.

Sobre “literatura”, Verissimo diz:

“A literatura é esse território livre onde o espírito humano se expande e se impõe”.

Os temas são variados. Relacionamentos, política, a condição humana. As paixões do escritor também estão presentes, como o jazz, o cinema, o futebol — e a Patrícia Pillar. Nem todos os verbetes têm a intenção de fazer rir, embora a maioria seja muito engraçada. Alguns resvalam timidamente no “politicamente incorreto”. Inclusive há um verbete para “politicamente correto”.

Além das frases brilhantes, “Veríssimas” apresenta diversos desenhos feitos pelo autor. É um lembrete de que Veríssimo é um artista quase completo: um escritor espirituoso e inteligente, que também é um ótimo desenhista. E que, ainda por cima, toca saxofone, mesmo dizendo no verbete do instrumento que há “discussões sobre se ‘tocar’ é o verbo exato”.

Só é uma pena que, como o livro é de 2016, ficamos sem poder revisitar as reflexões de Luis Fernando Verissimo no período que vai daquele ano até 2021, quando ele sofreu um AVC e parou de escrever.

Eu indico manter “Veríssimas” sempre ao alcance das mãos, pra que ele possa ser lido e relido frequentemente. Experimente abrir qualquer página ao acaso e comprove: é impossível não se deliciar com as tiradas geniais de um dos autores mais queridos do Brasil.


VERÍSSIMAS
Autor:
Luis Fernando Verissimo
Editora: Objetiva
Páginas: 224
Onde comprar: Amazon

Livro recebido através da parceria com o Grupo Companhia das Letras.


Deixe seu comentário