Intrigante e cruel, HQ leva a positividade tóxica ao extremo
Não se engane com as artes coloridas e aparentemente fofinhas de “Está Tudo Bem – Volume 1”. A HQ poderia muito bem se chamar “Está Tudo Estranho”. O autor Mike Birchall aposta no estranhamento para causar desconforto no leitor.
A começar pelos personagens que, ao contrário do que possa parecer, não são gatos. Eles vestem enormes cabeças de gato para esconder suas emoções. E não só isso: as cabeças também são usadas para vigiar e punir.
A história de “Está Tudo Bem” se passa numa sociedade opressora, onde os personagens são monitorados por câmeras nas ruas e pelos próprios vizinhos. Essa é a situação da protagonista Maggie e de seu marido, Sam. Eles precisam fingir que tudo está sempre bem, num exemplo extremo da chamada “positividade tóxica”. Sofrer pela morte de um cachorro? Alimentar um mendigo com fome? Isso não é permitido, afinal está tudo bem.
Maggie começa a dar sinais de que está se cansando dessa vida. E ela não é a única: um de seus vizinhos, Charlie, também questiona a forma como eles vivem. Mas isso, além de proibido, é perigoso.

Os traços delicados e o sorriso imutável das cabeças de gato causam um efeito contrastante. Não importa o que esteja acontecendo, os personagens sempre aparentam estar felizes. Mike Birchall acentua esse contraste com silêncios e “closes”. Nós sabemos que Sam, Maggie e Charlie estão sentindo raiva, tristeza e dor, embora não possam deixar transparecer esses sentimentos. Até o estado opressor, personalizado na figura do policial Tom, passa uma imagem simpática, embora seja assustador e implacável.
Alguns trechos da história são perturbadores, como a forma como o mendigo é alimentado e a punição reservada a quem quebra as regras. Não há crianças em cena, mas é terrível imaginar o que aconteceu com elas.
“Está Tudo Bem – Volume 1” é cruel, inteligente e intrigante. Que venham logo os próximos volumes!
ESTÁ TUDO BEM
Autor: Mike Birchall
Tradução: Érico Assis
Editora: Suma
Preço: R$ 69,90 (272 págs.)
Onde comprar: Amazon
Livro recebido através da parceria com a editora.

