Resenha | ‘M de Monstra’, de Talia Dutton

Inspirada por ‘Frankenstein’, graphic novel pode ser vista como uma alegoria sobre transsexualidade

“Frankenstein”, o clássico de Mary Shelley, foi publicado em 1818 e segue inspirando novas obras até hoje. Um exemplo é a graphic novel “M de Monstra”, da americana Talia Dutton, que a Editora Suma acaba de lançar no Brasil.

O livro começa com a cientista Frances Ai ressuscitando o corpo remendado de sua irmã, Maura, que morreu em uma explosão no laboratório. A experiência não dá totalmente certo, pois o corpo volta à vida com a identidade de outra pessoa — que, mais tarde, será chamada de M.

Com medo de que Frances repita a experiência, o que poderia causar seu desaparecimento, M decide se passar por Maura e finge que perdeu a memória. Ao mesmo tempo, M começa a ver o fantasma da irmã morta, que aparece em espelhos e lhe diz como deve se comportar.

Essa premissa seria perfeita para um conto de terror, mas Dutton cria aqui uma história delicada sobre luto, culpa, identidade e aceitação.

Capa de M de Monstra, de Talia Dutton.

Entre as várias interpretações possíveis de “M de Monstra”, é possível ver a obra de Dutton como uma alegoria sobre os desafios que pessoas que estão se descobrindo transsexuais ou não-binárias enfrentam.

Para ser aceita e suprir as expectativas de sua família, M assume uma identidade que não é a sua. Ela não consegue exercer sua vontade nem na hora de escolher as roupas que vai vestir. Ao olhar para o espelho, M não se enxerga. Literalmente, é Maura quem ela vê.

Existem outros exemplos de como a questão de gênero está presente em “M de Monstra”, como o uso de pronomes neutros e frases como “Esse corpo não é meu. Eu só moro nele.”

Mesmo que essa minha interpretação esteja equivocada, a história de “M de Monstra” se sustenta por si só. O texto tocante e os desenhos inventivos — em preto, branco e diferentes tons de verde — resultam em uma graphic novel sensível e emocionante.


M DE MONSTRA
Autora:
Talia Dutton
Tradução: Helen Pandolfi
Editora: Suma
Preço: R$ 64,90 (224 págs.); R$ 39,90 (ebook)
Onde comprar: Amazon | Companhia das Letras

Livro recebido através da parceria com a editora.


Assine a newsletter e receba novos posts por email:

2 comentários em “Resenha | ‘M de Monstra’, de Talia Dutton

Deixe seu comentário