Lista | 8 curiosidades sobre Psicopata Americano

A DarkSide Books anunciou o lançamento de um novo selo, o Crime Scene Fiction. Como o nome já revela, por ele sairão grandes obras de ficção com temáticas relacionadas a crimes. E o livro de estreia do novo selo será, nada mais, nada menos, que Psicopata Americano, de Bret Easton Ellis! Por isso, eu separei 10 curiosidades sobre o autor, sobre esse polêmico romance e também sobre o filme cult baseado nele.

1 – Ellis foi considerado um escritor prodígio

Bret Easton Ellis lançou seu primeiro romance, Abaixo de zero, em 1985, quando tinha apenas 21 anos. A qualidade do livro impressionou e fez com que o autor fosse visto como um jovem prodígio. Abaixo de zero foi levado para os cinemas em 1987, num filme estrelado por Andrew McCarthy, Jami Gertz e Robert Downey Jr. Psicopata americano saiu em 1991 e foi o terceiro livro do escritor.

O escritor Bret Easton Ellis. (Foto: Max Vadukul)

2 – O livro quase não foi lançado

Psicopata americano é narrado em primeira pessoa por Patrick Bateman, que trabalha em um banco de investimentos em Wall Street no fim dos anos 80. Ele é jovem, rico, vaidoso, bonito… e psicopata. A violência do livro fez com que a editora Simon & Schuster desistisse da publicação um mês antes do lançamento. Psicopata americano só sairia depois de ter seus direitos comprados pela Vintage Books.

3 – Demorou para que o livro fosse compreendido

Se não bastasse a desistência da primeira editora, Psicopata americano colecionou críticas negativas assim que foi lançado. Muitos leitores e críticos consideraram a obra inaceitável, graças à violência e misoginia do protagonista. Bret Easton Ellis chegou a receber ameaças de morte e a turnê de lançamento do livro foi cancelada. Com o passar do tempo, Psicopata americano não perdeu sua capacidade de chocar, porém mais gente entendeu que o romance é uma crítica ácida e brutal à futilidade, ao consumismo e à banalização da violência por parte da população americana. Hoje ele é considerado um clássico moderno.

Christian Bale como Patrick Bateman. (Foto: Reprodução)

4 – No filme, Patrick Bateman quase não foi vivido por Christian Bale

A adaptação cinematográfica de Psicopata americano estreou no ano 2000. Mesmo aqueles que criticaram a violência do longa, acabaram elogiando a performance impressionante de Christian Bale, que deu vida a Patrick Bateman. Mas, antes dele, Leonardo DiCaprio quase ficou com o papel — o ator deixou o projeto para atuar em A praia, de Danny Boyle, que foi lançado no mesmo ano. Outros atores foram sondados ou manifestaram interesse no filme, como Johnny Depp e Ewan McGregor, mas hoje é impossível dissociar de Christian Bale a imagem do personagem.

5 – O filme foi escrito e dirigido por mulheres

Patrick Bateman é um personagem repulsivo, e a misoginia é uma de suas características mais detestáveis. Muitas mulheres se manifestaram contra Psicopata americano, mas, curiosamente, o filme foi dirigido por uma mulher. Após quase ficar nas mãos de David Cronenberg e Oliver Stone, o longa foi dirigido pela canadense Mary Harron. Aliás, ela não só dirigiu como co-escreveu o roteiro, ao lado de outra mulher, Guinevere Turner — que interpreta a personagem Elizabeth.

Marry Harron dirigindo Christian Bale. (Foto: Reprodução)

6 – O filme tem vários ganhadores do Oscar

Psicopata americano tem um elenco incrível e repleto de atores que ganhariam o Oscar nos anos seguintes. Além de Christian Bale (que ganhou como “melhor ator” por O vencedor, em 2011), o filme ainda conta com Reese Whiterspoon (Oscar de “melhor atriz” por Johnny & June, de 2006) e Jared Leto (“melhor ator coadjuvante” por Clube de compras Dallas, em 2014). E o elenco ainda tem Willen Defoe, Chloe Sevigny, Josh Lucas e Justin Theroux.

Parte do elenco de Psicopata americano (da esq. para a dir.): Christian Bale, Reese Whiterspoon, Justin Theroux, Samatha Mathis e Matt Ross. (Foto: Reprodução)

7 – O irmão de Patrick Bateman protagoniza outro livro do autor

As leis da atração, segundo livro de Bret Eaton Ellis, que foi publicado quatro anos antes de Psicopata americano, tem como protagonista Sean, o irmão mais novo de Patrick Bateman. Sean faz uma pequena aparição no livro Psicopata americano, mas foi cortado do filme. As leis da atração foi adaptado para os cinemas em 2002, com James van der Beek (o Dawson, da série Dawson’s Creek) no papel principal.

8 – Psicopata Americano foi transformado em… um musical

Sim, é verdade, por mais inusitado que pareça! O espetáculo entrou em cartaz em Londres em 2013, com Matt Smith (de Doctor Who e The Crown) no papel de Bateman. Com elencos diferentes, o musical foi apresentado na Broadway e ganhou até uma montagem australiana.

O livro Psicopata americano será lançado no final de agosto, mas já está em pré-venda no site da DarkSide Books. Comprando por lá, você ganha de brinde um marcador e uma fita Crime Scene exclusivos! E o filme está no catálogo da Amazon Prime; se você ainda não é assinante, pode fazer um teste gratuito por 30 dias.


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

2 comentários em “Lista | 8 curiosidades sobre Psicopata Americano

  1. Eu ainda quero ver até onde a DarkSide vai conseguir nos quebrar dessa maneira. Puxa, hora que a gente acha que a Editora já apresentou de tudo, ela solta uma bomba dessas rs
    Sou doida por livros com essa temática, ainda mais quando há tanta polêmica envolvida!
    Agora é juntar moedinhas! rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s