Resenha | Força de vontade não funciona, de Benjamin Hardy

A maioria dos livros de desenvolvimento pessoal defende que as pessoas devem se agarrar à força de vontade se quiserem mudar suas vidas. O autor Benjamin Hardy, por lado, pensa diferente. Segundo ele, depender apenas da força de vontade é uma receita para a frustração.

Altere o seu ambiente

Um exemplo simples: imagine uma pessoa que quer perder peso, mas tem doces e refrigerantes guardados na cozinha. Por mais que ela tenha decidido se esforçar para emagrecer, é praticamente certo que, em algum momento, ela vai cair em tentação e comer “só um docinho”.

A principal ideia defendida por Hardy é que é necessário alterar os nossos ambientes para que possamos concretizar as mudanças que desejamos. Ainda no exemplo do emagrecimento, é muito mais fácil que a pessoa perca peso se ela não tiver nenhum doce em casa.

O escritor Benjamin Hardy.

Mudança de mentalidade

Parece óbvio, né? Mas Benjamin Hardy desenvolve esse tema também para outras áreas, além das realizações pessoais. No campo profissional, por exemplo, o autor diz que precisamos de um ambiente de trabalho que estimule o nosso foco e coloque alguma pressão sobre os nossos ombros, como a fixação de prazos e metas. Mas também é essencial que, após a jornada de trabalho, tenhamos períodos de descanso e recuperação, ao lado de nossos amigos e familiares, em ambientes que nos façam desligar totalmente do emprego. Esse ambiente ideal de descanso pode ser obtido com a simples atitude de desligar o smartphone. Segundo Hardy, são nesses momentos de descontração que temos as melhores ideias.

A questão do ambiente envolve ainda, entre outros elementos, as pessoas que temos ao nosso redor, a criação de uma rotina matinal, a organização do espaço físico e até a nossa capacidade de saber dizer não. Para Hardy, a mudança do ambiente é capaz de levar a profundas mudanças de mentalidade. O autor baseia suas ideias em estudos, em sua própria experiência e em conceitos de livros de sucesso, como Mindset, de Carol S. Dweck, Comece pelo porquê, de Simon Sinek e até A mágica da arrumação, de Marie Kondo.

Força de vontade não funciona é um livro leve e de leitura rápida e válida. Da próxima vez que estiver com dificuldade para cumprir um objetivo, não se sinta culpado se disserem que você tem pouca força de vontade. Talvez o que esteja faltando seja uma mudança no ambiente onde você vive ou trabalha.


Avaliação: 4 de 5.

FORÇA DE VONTADE NÃO FUNCIONA
Autor: Benjamin Hardy
Tradução: Alessandra Esteche
Editora: Leya
Páginas: 336
Onde comprar: Amazon


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s