A maioria dos livros de desenvolvimento pessoal defende que as pessoas devem se agarrar à força de vontade se quiserem mudar suas vidas. O autor Benjamin Hardy, por lado, pensa diferente. Segundo ele, depender apenas da força de vontade é uma receita para a frustração.
Altere o seu ambiente
Um exemplo simples: imagine uma pessoa que quer perder peso, mas tem doces e refrigerantes guardados na cozinha. Por mais que ela tenha decidido se esforçar para emagrecer, é praticamente certo que, em algum momento, ela vai cair em tentação e comer “só um docinho”.
A principal ideia defendida por Hardy é que é necessário alterar os nossos ambientes para que possamos concretizar as mudanças que desejamos. Ainda no exemplo do emagrecimento, é muito mais fácil que a pessoa perca peso se ela não tiver nenhum doce em casa.

Mudança de mentalidade
Parece óbvio, né? Mas Benjamin Hardy desenvolve esse tema também para outras áreas, além das realizações pessoais. No campo profissional, por exemplo, o autor diz que precisamos de um ambiente de trabalho que estimule o nosso foco e coloque alguma pressão sobre os nossos ombros, como a fixação de prazos e metas. Mas também é essencial que, após a jornada de trabalho, tenhamos períodos de descanso e recuperação, ao lado de nossos amigos e familiares, em ambientes que nos façam desligar totalmente do emprego. Esse ambiente ideal de descanso pode ser obtido com a simples atitude de desligar o smartphone. Segundo Hardy, são nesses momentos de descontração que temos as melhores ideias.
A questão do ambiente envolve ainda, entre outros elementos, as pessoas que temos ao nosso redor, a criação de uma rotina matinal, a organização do espaço físico e até a nossa capacidade de saber dizer não. Para Hardy, a mudança do ambiente é capaz de levar a profundas mudanças de mentalidade. O autor baseia suas ideias em estudos, em sua própria experiência e em conceitos de livros de sucesso, como Mindset, de Carol S. Dweck, Comece pelo porquê, de Simon Sinek e até A mágica da arrumação, de Marie Kondo.
Força de vontade não funciona é um livro leve e de leitura rápida e válida. Da próxima vez que estiver com dificuldade para cumprir um objetivo, não se sinta culpado se disserem que você tem pouca força de vontade. Talvez o que esteja faltando seja uma mudança no ambiente onde você vive ou trabalha.

FORÇA DE VONTADE NÃO FUNCIONA
Autor: Benjamin Hardy
Tradução: Alessandra Esteche
Editora: Leya
Páginas: 336
Onde comprar: Amazon

Postado por Lucas Furlan
É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.