Diários #20: [Tag] Acumulador de livros

Na postagem de hoje, eu respondo a tag literária Acumulador de livros. Essa é uma tag estrangeira que foi traduzida pelo canal Livraria em casa e que eu encontrei no blog Momentum Saga, da Lady Sybylla.

1 – ACUMULADORQual livro que você deveria se livrar, mas por alguma razão não consegue? (Orgulho de ter lido? Foi presente? Ainda quer ler? Tem algum laço afetivo?).

Eu tenho um livro chamado O homem ao quadrado, do humorista Leon Eliachar (1922-1987) que eu não consigo dar embora. A minha edição é de 1973 e já está bem velha, tem algumas piadas machistas e outras bem ultrapassadas (sobre datilografia, por exemplo), mas o livro é muito engraçado e tem sacadas absolutamente geniais.

2 – COLECIONADOR COMPULSIVOQual livro ou edição você sonha em ter? (livro raro, autografado, primeira edição).

Eu gostaria de ter algum livro que pertenceu a um grande escritor, especialmente se ele tivesse feito anotações nas páginas durante a leitura. Já imaginou ter um Don Quixote com anotações do Jorge Luís Borges? Ou ter a edição de Laranja Mecânica que foi do diretor Stanley Kubrick?

3 – CAOS CONFORTÁVELQual livro da sua estante foi o mais acolhedor?

Eu não sei se “acolhedor” é a palavra exata, mas eu gosto muito de ler a autobiografia do Eric Clapton. Ele escreve com tanta franqueza sobre os altos e baixos de sua vida, que é como se eu estivesse conversando com um velho amigo. Sem dúvida, é a minha biografia musical preferida — e olha que eu já li muitas.

4 – NOSTALGIAQual a história interessante que você teve com algum livro que tem na estante?

Um livro que me acompanhou a vida inteira foi Poirot investiga, da Agatha Christie. Oficialmente ele é da minha mãe, mas está na minha estante há um bom tempo. Quando era criança, eu ficava muito intrigado com a capa, que, na edição do Círculo do Livro, tem apenas um revólver. Eu morria de curiosidade para saber quem era aquele tal de “Poiróti” e o que ele estava investigando.

5 – NÃO TOCA NAS MINHAS COISAS!Qual livro você não gosta de emprestar ou tem medo de perder?

Eu tomo todo o cuidado do mundo com meus livros, mas os da Cosac Naify recebem uma atenção especial. Antologia, dos Beatles, e Moby Dick, do Herman Melville eu não empresto pra ninguém.

6 – ANSIEDADEQual livro você ficou tão animado pra ler que não quis nem sair de casa?

Fiquei obcecado com As crônicas de gelo e fogo e, graças a Deus, só comecei a ler quando já tinha comprado todos os livros publicados. Eu li um após o outro, sem intercalar com nenhuma outra leitura. Venho esperando Os ventos do inverno desde então.

7 – COMPRA NO IMPULSOQual livro você comprou sem qualquer planejamento?

Ah, já fiz várias compras apenas para aproveitar uma boa promoção… Uma vez eu comprei 10 livros por 10 reais cada no Submarino. Nenhum deles eu queria desesperadamente, mas todos eram interessantes pra mim. Não lembro quais foram os 10, mas nesse pacote estavam Sobre meninos e lobos e Ilha do medo, ambos do Dennis Lehane.

É isso. Se você também responder essa tag, deixe o link nos comentários pra que eu possa conhecer suas respostas!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s