Lista | 6 escritores tardios

Há alguns dias, postei aqui no Valeu, Gutenberg! uma lista de 7 escritores precoces que mostraram seu talento literário quando ainda eram bem jovens. Hoje é a vez de listar 6 escritores tardios, que investiram na carreira literária ou se tornaram autores profissionais só depois de alcançarem a maturidade. Confira:

Retrato-de-Tolkien1 – J. R. R. Tolkien

Tolkien se tornou eterno graças ao seu trabalho como ficcionista, mas, durante boa parte de sua vida, ele foi “apenas” um acadêmico brilhante da Universidade de Oxford. Sua dedicação ao trabalho foi um dos fatores que impediram que ele pudesse se concentrar exclusivamente à criação literária (embora também tenha sido fundamental na construção da Terra-Média). Quando O hobbit foi publicado, Tolkien tinha 45 anos. E quando O retorno do rei (terceira parte de sua obra mais famosa, O senhor dos anéis) foi lançado, ele já tinha 63!

Zélia-Gattai2 – Zélia Gattai

Zélia foi casada com Jorge Amado por mais de 50 anos. Mas, se ele entrou na nossa lista de escritores precoces (finalizou O país do carnaval com 18 anos), ela escreveu seu primeiro livro, Anarquistas, graças a Deus, com 63. Depois da estreia, Zélia Gattai passou a publicar com frequência e, em 2001, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras. Ela ficou com a cadeira 23, que fora ocupada antes por seu falecido marido e por ninguém menos que Machado de Assis.

foto-charles-bukowski3 – Charles Bukowski

Charles Bukowski publicou seu primeiro conto aos 24 anos, mas não conseguia sobreviver apenas como escritor. Ele trabalhou por muito tempo nos correios, levando uma rotina que o deixava entediado e deprimido, mas tudo mudou depois que ele conheceu o editor John Martin. Martin ofereceu um salário de 100 dólares por mês para Bukowski, com a condição de que ele saísse dos correios e se dedicasse apenas a escrever. O escritor aceitou no ato e, menos de um mês depois, finalizou seu primeiro romance, Post Office, traduzido no Brasil como Cartas na rua. Na época, Bukowski tinha 51 anos.

Foto-Cora-Coralina4 – Cora Coralina

Não dá pra fazer uma lista de escritores tardios sem citar Cora Coralina. Esse foi o pseudônimo escolhido por Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas para assinar seus contos e poemas, que começou a escrever aos 14 anos. Embora também tenha sido uma escritora precoce, Cora só publicou seu primeiro livro, Poemas dos becos de Goiás e estórias mais, aos 76 anos. A obra tornou a poetisa – que estudou só até a quarta série e passou boa parte da vida trabalhando como doceira – conhecida e valorizada nacionalmente.

Chico-Buarque5 – Chico Buarque

Muita gente pode discordar da inserção de Chico Buarque nessa lista, afinal, aos 20 e poucos anos, o cantor e compositor já tinha escrito peças e publicado livros como Chapeuzinho Amarelo (1970) e Fazenda Modelo (1974). Mas foi só em 1991, quando Chico tinha 47 anos, que ele lançou Estorvo, seu primeiro romance. Desde então, além de Estorvo, ele escreveu mais quatro livros: Benjamim (1995), Budapeste (2003), Leite derramado (2009) e O irmão alemão (2014).

Foto-José-Saramago6 – José Saramago

O escritor português, ganhador do Nobel de Literatura de 1998, publicou seu primeiro romance, Terra do pecado, em 1947, mas renegou a obra por muito tempo. Embora tivesse escrito durante toda a vida, Saramago passou a se dedicar exclusivamente à literatura (como autor e tradutor) só em 1975, depois de ficar desempregado. O primeiro romance dessa nova fase foi Manual de pintura e caligrafia, publicado em 1976, quando o escritor português tinha 54 anos.

Você se lembra de mais algum autor que se tornou “escritor profissional” depois de entrar na maturidade? Conte pra mim nos comentários!

Imagens extraídas da internet.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s