Análise | Game of Thrones: Stormborn (S07E02) – Com spoilers

O segundo episódio da sétima temporada de Game of thrones foi marcado por muitos encontros e seguiu uma fórmula que já foi utilizada outras vezes (em Hardhome e The door, por exemplo): quando o telespectador acredita que aquele será um episódio de “tensão controlada”, servindo de preparação para eventos futuros, uma grande batalha acontece, custando caro para muitos personagens. Só lembrando: este texto contém spoilers.

Daenerys

O nome do capítulo do último domingo foi Stormborn, ou, como foi traduzido em português, “nascida da tormenta”, um dos muitos epítetos de Daenerys Targaryen.

Se no episódio anterior sua participação foi marcada pelo silêncio, em Stormborn vimos a “mãe dos dragões” liderando com pulso firme uma reunião com seus apoiadores. Ela ameaçou Varys, deixando claro que não vai perdoar traições, e mostrou o quanto confia em Tyrion.

Foi muito bacana ver Daenerys se reunindo de uma só vez com aliados importantes, como Ellaria Sand, os irmãos Greyjoy e Olenna Tyrrell, e se impondo sobre todos eles. Seu time ainda foi reforçado com a chegada de Melisandre, que sugeriu que ela se encontre com Jon Snow. No diálogo com a sacerdotisa vermelha, deu-se a entender que a profecia do “príncipe que foi prometido” (um salvador capaz de acabar com a escuridão no mundo, que Melisandre acreditava ser Stannis Baratheon) pode dizer respeito não a um homem, mas a uma mulher. Seria a própria Daenerys?

Tyrion conquistou completamente a confiança da “nascida da tormenta” e sugeriu uma estratégia ousada para derrubar a rainha Cersei: enquanto os exércitos de Dorne e da família Tyrrell cercam Porto Real, os Imaculados vão atacar Rochedo Casterly, a sede da família Lannister.

Como vimos no domingo à noite, essa estratégia vai precisar ser revista. Mas isso é assunto pra daqui a pouco.

Ainda em Pedra do Dragão, Verme Cinzento e Missandei finalmente tiveram sua primeira noite de amor.

Daenerys reúne seus aliados no salão de Pedra do Dragão.

Sam

Na Cidadela, vimos como a escamagris de Jorah Mormont está avançada. O Arquimestre Ebrose afirma que não há nada o que fazer, e que o cavaleiro vai perder a lucidez em seis meses, embora possa sobreviver por até 20 anos.

A salvação de Jorah, porém, pode vir através de Samwell Tarly. Ao descobrir que Jorah é filho de Jeor Mormont (seu ex-comandante na Patrulha da Noite), Sam decide, em segredo, tentar um novo tratamento.

Sam, aliás, vem roubando a cena. Ele se mostra mais confiante a cada dia, sem perder seu lado cômico.

Sam Tarly e o Arquimestre Ebrose.

Arya

Dois encontros marcaram a participação de Arya neste episódio. O primeiro foi com Torta Quente, o garoto que ela conheceu enquanto estava sendo levada por Yoren para o Norte, após a execução de Ned. Através de Torta Quente, Arya fica sabendo que Jon se tornou o Rei do Norte, eliminando os Boltons e retomando Winterfell. Ela decide então adiar sua ida para Porto Real, e se dirige ao seu reino de origem.

No caminho, Arya é cercada por uma alcateia liderada por sua loba gigante, Nymeria, que estava desaparecida desde a primeira temporada. Arya fala que está voltando para Winterfell, mas a loba a ignora e vai embora. Quando fica sozinha, a garota diz “Essa não é você”.

Muita gente (inclusive este que escreve) achou que se tratava de um outro lobo qualquer, mas aquela realmente era Nymeria. David Benioff e D.B. Weiss, os produtores-executivos de Game of thrones, explicaram que a fala de Arya era uma referência a uma cena da primeira temporada, quando Ned Stark fala para a filha que um dia ela seria a esposa de um lorde. Ao ouvir o comentário do pai, ela tinha respondido: “Essa não sou eu”.

Com a frase, ainda segundo os produtores, Arya tinha compreendido que Nymeria, assim como ela própria, não poderia nunca ter um dono e nem ser domesticada. A explicação é bacana e tal, mas acho que foi apenas uma forma de explicar e finalizar a participação da loba na série, sem que fosse preciso matá-la.

Arya decide ir para o Norte.

Cersei

Em Porto Real, Cersei Lannister segue tentando conquistar aliados para a sua causa. Ela reúne vassalos da Casa Tyrrell, e alega que Olenna se tornou uma traidora por apoiar Daenerys.

Um desses vassalos é Randyll Tarly, o pai de Sam. Jaime tenta convencê-lo a lutar por Cersei e afirma que pode lhe dar o título de “Protetor do Sul”. Tarly afirma que fez um juramento de ser fiel aos Tyrrell, mas Jaime lembra que ele também jurou ser fiel ao trono de ferro. Ainda é impossível saber qual decisão ele vai tomar.

Muitos senhores temem lutar contra Daenerys por saber que ela possui três dragões, mas Cersei tem uma carta na manga: seu fiel aliado Qyburn desenvolveu uma arma capaz de perfurar os ossos de um dragão. Essa cena foi interessante em particular por mostrar o esqueleto de Balerion, o “terror negro”, o terrível dragão que pertencia a Aegon Targaryen e foi fundamental pra que ele pudesse conquistar Westeros centenas de anos antes.

Cersei encontra Qyburn no fosso dos dragões.

No Norte

Jon Snow continua tomando decisões impopulares para fazer o que acha certo. Ele recebe uma mensagem assinada por Tyrion comunicando que está sendo convocado por Daenerys para encontrá-la em Pedra do Dragão. Ele aceita depois de ser informado por Sam de que o castelo é rico em vidro de dragão (o material capaz de matar os White Walkers).

Os senhores nortenhos são contra a partida dele. Sansa e até a jovem Lyanna Mormont querem que ele fique no Norte, afinal muitos Starks que foram para o Sul acabaram assassinados por membros das famílias Lannister e/ou Targaryen. Jon, porém, não muda de ideia e a situação só se acalma quando ele diz que Sansa vai governar em seu lugar enquanto estiver fora.

Nas criptas de Winterfell, em frente à estátua de Ned, Jon entra em atrito com Mindinho. O Rei do Norte se recusa a agradecê-lo pela ajuda na Batalha dos Bastardos e ainda o ameaça quando ouve Mindinho dizer que está apaixonado por Sansa.

Quando Jon parte rumo ao sul, acompanhado de Sor Davos, fica claro que Mindinho vai aproveitar a sua ausência para tentar fazer com que a herdeira Stark entre no seu jogo.

Sansa Stark, a nova governante do Norte.

O reencontro da família Greyjoy

E, como dito anteriormente, no final do episódio aconteceu a batalha que pegou todo mundo de surpresa.

Seguindo as ordens de Daenerys, os irmãos Yara e Theon Greyjoy seguiam com sua frota para o sul, levando Ellaria Sand e as Serpentes de Areia (Obara, Nymeria e Tyene) para que o exército de Dorne fosse reunido e o cerco de Porto Real tivesse início. Foi quando foram atacados por Euron Greyjoy.

Pode-se dizer que tudo aconteceu rápido e fácil demais, mas, visualmente, a batalha impressionou. Aconteceu em alto mar, numa noite escura, iluminada apenas pelas chamas que destruíram a frota de Yara.

Euron matou Obara e Nymeria com suas próprias armas, e levou a sobrinha Yara como refém. Ao ver a irmã capturada pelo tio, Theon preferiu pular no mar a arriscar a vida para salvá-la, lembrando dolorosamente que Fedor continua dentro dele.

De quebra, Euron ainda conquistou um presente que Cersei vai adorar: além de Yara, ele capturou Ellaria Sand e a filha dela, Tyene. Pra quem não lembra, foi Ellaria quem matou a princesa Myrcella, filha de Cersei. Alguém duvida que a rainha vai devolver na mesma moeda?

Sem os navios de Yara e sem a liderança de Ellaria, Daenerys vai precisar de um plano B para o cerco de Porto Real.

Euron Greyjoy durante o ataque à frota dos seus sobrinhos.

Duas considerações finais

1) Depois da batalha, quando a gente achou que já podia respirar, veio a prévia do próximo episódio… Daenerys e Jon Snow finalmente vão se encontrar! E Tyrion provavelmente também vai estar presente. Vai ser a primeira vez que os três personagens (os três protagonistas?) vão estar juntos. Além disso, a chance de Davos rever Melisandre é enorme.

2) O episódio também deu a entender que uma certa teoria sobre quem seria o narrador da história pode estar correta. Não vou comentar muito, mas é só pesquisar no Google pra você descobrir de quem estou falando.

Jon Snow e Sor Davos partem para Pedra do Dragão.

Imagens extraídas da internet.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s