Resenha | ‘Ainda Estou Aqui’, de Marcelo Rubens Paiva

O sucesso fenomenal do filme “Ainda Estou Aqui” renovou o interesse pelo livro de Marcelo Rubens Paiva no qual ele foi baseado. Passados quase 15 anos de sua publicação, a obra voltou às listas de “mais vendidos”. Nesse caso, é realmente muito interessante ler a obra original depois de ver a adaptação.

O filme de Walter Salles faz um recorte muito preciso e acertado de apenas uma parte do livro, focando na maneira como Eunice Paiva precisa seguir em frente com seus filhos após o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva. Ele foi morto sob tortura por agentes da ditadura militar e seu corpo nunca foi encontrado. Mas o livro é bem mais abrangente.

Além de descrever a longa luta de sua mãe em busca da verdade, Marcelo Rubens Paiva conta sobre sua infância e juventude, antes e depois do crime que atingiu sua família. Ele também escreve bastante sobre o pai e conta em detalhes, por exemplo, como foram os dias após a decretação do golpe de 1964 — inclusive a fuga cinematográfica de Rubens para a embaixada da Iugoslávia, depois que seu mandato foi cassado.

A figura central do livro, porém, é mesmo Eunice. Marcelo descreve a mãe como uma personagem complexa, com qualidades, defeitos e uma grande força para se reinventar. Passagens que foram apenas mencionadas no filme, como a atuação de Eunice como especialista em direito indígena e, principalmente, sua luta contra o Alzheimer, têm bastante destaque.

Mas existe uma característica marcante que tanto o livro quanto o filme têm em comum: a sobriedade. Por mais que relembre momentos dolorosos — a morte do pai, a doença da mãe —, o texto de Marcelo Rubens Paiva é extremamente tocante sem ser apelativo.

Em resumo: não deixe de ler “Ainda Estou Aqui” mesmo que você esteja entre as mais de 5 milhões de pessoas que já assistiram ao nosso ganhador do Oscar. São duas ótimas obras, e uma experiência não anula a outra. Veja o filme, leia o livro. Leia o livro, veja o filme.


AINDA ESTOU AQUI
Autor:
Marcelo Rubens Paiva
Editora: Alfaguara
Páginas: 296
Onde comprar: Amazon


Deixe seu comentário