As ilustrações fabulosas de Baranger são um complemento perfeito para o texto de Lovecraft
Vamos tirar logo o elefante da sala. H.P. Lovecraft (1890-1937), infelizmente, era racista, antissemita e xenófobo. Mas o escritor americano também era dono de uma imaginação poderosa, que fez com que ele se tornasse um dos autores mais influentes do século 20. Sou a favor de separar, sempre que possível, o criador de sua obra. Portanto, nesta resenha, vou levar em conta apenas as características do trabalho literário do escritor.
Essa edição de “Nas Montanhas da Loucura” apresenta o texto na íntegra, dividido em dois volumes, que são vendidos separadamente. Não se trata de uma adaptação em quadrinhos, mas sim de um livro ilustrado. O responsável pelos desenhos fabulosos é o francês François Baranger, que ilustrou outros clássicos de Lovecraft, como “O Chamado de Cthulhu”, que a DarkSide também tem em seu catálogo.
“Nas Montanhas da Loucura” é uma das obras mais conhecidas do autor, e pode ser encontrada em diversas coletâneas, como “H.P. Lovecraft: Medo Clássico – Volume 1”. Porém, as ilustrações de Baranger são um diferencial que justificam o investimento nesses dois volumes fininhos, mas luxuosos.

A história é narrada pelo geólogo William Dyer. Em 1930, ele liderou uma expedição para a Antártida, onde fez descobertas estarrecedoras. Alguns acontecimentos foram tão terríveis que Dyer decidiu mantê-los em segredo.
No tempo presente, porém, uma nova expedição ao continente gelado está sendo planejada. Dyer decide relatar tudo que presenciou na Antártida, sem omitir nenhum detalhe, na esperança de que a nova empreitada seja cancelada.
O vocabulário de Lovecraft não é simples, e sua escrita é bastante descritiva. Isso faz com que a leitura seja difícil em alguns momentos, mas causa uma imersão completa na história. Além disso, a já citada imaginação do autor faz com que o esforço da leitura seja recompensado.
Quanto mais você se aprofunda na obra de Lovecraft, mais você fica fascinado com a vastidão dos mitos criados por ele. Os horrores grandiosos e enlouquecedores imaginados pelo escritor têm nas ilustrações de François Baranger um complemento perfeito.
NAS MONTANHAS DA LOUCURA (VOLUMES 1 E 2)
Autores: H.P. Lovecraft (texto) e François Baranger (ilustrações)
Tradução: Ramon Mapa
Editora: DarkSide Books
Páginas: 64 (cada um)
Onde comprar: Amazon
Livros recebidos através da parceria com a editora.

