Don Everly (1937-2021)

O cantor americano Don Everly morreu no último sábado (21), em Nashville, aos 84 anos. A causa não foi divulgada. Com seu irmão, Phil, ele formou aquela que foi, provavelmente, a dupla de cantores mais influente da música pop: os Everly Brothers. Suas harmonias vocais incomparáveis inspiraram artistas como os Beatles, os Beach Boys, Simon & Garfunkel e Crosby, Stills & Nash.

Nascidos em 1937 e 1939, respectivamente, Don e Phil eram filhos de músicos e faziam shows em programas de rádio locais desde que eram crianças. O sucesso só chegou pra valer em 1957, quando foram contratados pela Cadence Records, depois de uma curta e frustrada passagem pela Columbia. Naquele ano eles lançaram dois singles que estouraram: Bye bye love e Wake up little Susie.

Phil Everly (à esquerda) e Don Everly (direita): os Everly Brothers.

De 1957 até 1962, os Everly Brothers emplacaram 15 sucessos no top 10 dos Estados Unidos. Entre eles, hits como All I have to do is dream, Cathys’ Clown e Crying in the rain (que foi regravada em 1990 pelo A-ha). Em 1975, a banda escocesa Nazareth se tornou sucesso mundial graças à versão de outra música gravada originalmente por Don e Phil, a baladaça Love hurts.

Embora fossem, essencialmente, cantores country, os Everly Brothers encontraram seu espaço entre os primeiros artistas de rock and roll que conquistaram a juventude no final dos anos 50. Não por acaso, Don e Phil se tornaram uma grande influência para cantores e bandas que surgiram nos anos seguintes. John Lennon e Paul McCartney nunca esconderam o tanto que os admiravam; Paul Simon e Art Garfunkel sempre disseram que os irmãos Everly eram sua maior fonte de inspiração.

O grande diferencial da dupla eram suas harmonias vocais: as vozes de Don e Phil combinavam perfeitamente e se entrelaçavam de uma maneira que deixa qualquer um boquiaberto até hoje. Mas, infelizmente, a harmonia entre os irmãos não se repetia na vida pessoal. Don disse uma vez: “Somos diferentes em tudo, exceto quando cantamos juntos”.

Essas diferenças se acentuaram com o passar dos anos e alcançaram seu auge em 1973, quando a dupla já estava longe dos seus melhores dias. Eles estavam fazendo um show na California e Don estava bastante embriagado. Irritado, Phil destruiu seu violão, abandonou a apresentação e acabou com a dupla em cima do palco mesmo.

Os irmãos só voltariam a cantar juntos dez anos depois, quando se reuniram para um show consagrador no Royal Albert Hall, em Londres, que deu origem ao disco The Everly Brothers Reunion Concert. Depois disso, eles ainda lançaram três discos de estúdio e participaram da faixa-título de Graceland, álbum de maior sucesso comercial do fã Paul Simon. Entre 2003 e 2004, Simon e Garfunkel ainda convidaram seus ídolos para excursionar com eles durante a turnê Old friends.

Os Everly Brothers durante o show de reunião, em 1983.

Os Everly Brothers chegaram ao fim definitivamente em 2014, quando Phil morreu em decorrência de problemas pulmonares. Um anos antes, ele e Don receberam mais uma homenagem de fãs famosos: Billie Joe Armstrong, do Green Day, e Norah Jones lançaram o álbum Foreverly, no qual regravaram o repertório do disco Songs our daddy taught us, lançado pelos irmãos Everly em 1958.

Outro feito marcante de Don e Phil foi que eles estiveram entre os primeiros artistas a entrarem para o Hall da Fama do Rock and Roll, em 1986, ao lado de Chuck Berry, James Brown, Ray Charles, Sam Cooke, Fats Domino, Buddy Holly, Jerry Lee Lewis, Little Richard e Elvis Presley. Só por aí já dá pra ter uma ideia da importância dos Everly Brothers na história do rock.

Descanse em paz, Don.

Foto de capa: “1971 iv 12 Gijsbert Hanekroot – Everly Brothers in Amsterdam” by blacque_jacques is licensed under CC BY-NC-SA 2.0.


Postado por Lucas Furlan

É formado em Comunicação Social e trabalha com criação de conteúdo para a internet. Toca guitarra e adora música e cinema, mas, antes de tudo, é um leitor apaixonado por livros.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s